Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcuri, Mariana Beatriz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Fabio Aldeia da, Fabbri, Lívia Vargas, Pires, Karine Garcia, Rodrigues, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116
Resumo: A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados.
id VERACRUZ-0_7746449c3223419995075b78f9561125
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49116
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemicansiedade de desempenhoestudantes de medicinaavaliação educacional.A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4911610.34117/bjdv8n6-146Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44806-44815Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44806-44815Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44806-448152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcuri, Mariana BeatrizSilva, Fabio Aldeia daFabbri, Lívia VargasPires, Karine GarciaRodrigues, Simone2022-06-30T20:06:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:35.314299Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
title Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
spellingShingle Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
Arcuri, Mariana Beatriz
ansiedade de desempenho
estudantes de medicina
avaliação educacional.
title_short Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
title_full Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
title_fullStr Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
title_full_unstemmed Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
title_sort Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
author Arcuri, Mariana Beatriz
author_facet Arcuri, Mariana Beatriz
Silva, Fabio Aldeia da
Fabbri, Lívia Vargas
Pires, Karine Garcia
Rodrigues, Simone
author_role author
author2 Silva, Fabio Aldeia da
Fabbri, Lívia Vargas
Pires, Karine Garcia
Rodrigues, Simone
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcuri, Mariana Beatriz
Silva, Fabio Aldeia da
Fabbri, Lívia Vargas
Pires, Karine Garcia
Rodrigues, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade de desempenho
estudantes de medicina
avaliação educacional.
topic ansiedade de desempenho
estudantes de medicina
avaliação educacional.
description A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116
10.34117/bjdv8n6-146
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44806-44815
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44806-44815
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44806-44815
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645601165803520