Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116 |
Resumo: | A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados. |
id |
VERACRUZ-0_7746449c3223419995075b78f9561125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49116 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemicansiedade de desempenhoestudantes de medicinaavaliação educacional.A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4911610.34117/bjdv8n6-146Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44806-44815Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44806-44815Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44806-448152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcuri, Mariana BeatrizSilva, Fabio Aldeia daFabbri, Lívia VargasPires, Karine GarciaRodrigues, Simone2022-06-30T20:06:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:35.314299Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
title |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
spellingShingle |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic Arcuri, Mariana Beatriz ansiedade de desempenho estudantes de medicina avaliação educacional. |
title_short |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
title_full |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
title_fullStr |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
title_full_unstemmed |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
title_sort |
Covid-19 e ansiedade dos estudantes de medicina – o impacto da pandemia / Covid-19 and medical students' anxiety - the impact of the pandemic |
author |
Arcuri, Mariana Beatriz |
author_facet |
Arcuri, Mariana Beatriz Silva, Fabio Aldeia da Fabbri, Lívia Vargas Pires, Karine Garcia Rodrigues, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fabio Aldeia da Fabbri, Lívia Vargas Pires, Karine Garcia Rodrigues, Simone |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcuri, Mariana Beatriz Silva, Fabio Aldeia da Fabbri, Lívia Vargas Pires, Karine Garcia Rodrigues, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ansiedade de desempenho estudantes de medicina avaliação educacional. |
topic |
ansiedade de desempenho estudantes de medicina avaliação educacional. |
description |
A avaliação dos níveis de ansiedade e do estado de bem-estar nos acadêmicos da área da saúde é fundamental para efetivo acompanhamento do percurso pedagógico dos estudantes durante sua formação. A ansiedade, estado emocional normal que é considerado importante na melhoria do desempenho, se presente em níveis muito altos e constantes transforma-se em patológico e pode desencadear fluxo de redução de performance. A inserção na vida universitária já é por si só marcante e vem acompanhada de várias mudanças. Especificamente nos cursos de graduação em medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes, na semana de provas do Curso de Medicina do Unifeso. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta dos dados e nos resultados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116 10.34117/bjdv8n6-146 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49116/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44806-44815 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44806-44815 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44806-44815 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645601165803520 |