A contribuição do programa universidade para todos na expansão do ensino privado em Alagoas / The contribution of the university program for all in the expansion of private education in Alagoas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n2-587 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25308 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar a contribuição do Programa Universidade para Todos para a expansão do ensino privado em Alagoas nos anos de 2011 a 2019 (PROUNI). O PROUNI foi criado em 13 de janeiro de 2005 por meio da Lei nº 11.096, no contexto do discurso da democratização do ensino superior, o qual tinha como objetivo viabilizar o acesso à educação superior nas instituições privadas com ou sem fins lucrativos. Para saber como o PROUNI contribuiu para a expansão do ensino superior privado em Alagoas, utilizamos a pesquisa qualitativa, e, para fundamentar os estudos, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental. O artigo está organizado, para além da introdução e das considerações finais, em três seções. A primeira apresenta uma breve reflexão acerca da história do ensino superior e a criação da universidade, a partir da Idade Média e a criação da Universidade (século XII) até a implantação e a estatização da Universidade moderna nos dias atuais. A segunda dedica-se à reflexão da reforma do ensino superior no Brasil e do Programa Universidade para Todos (PROUNI), fazendo uma breve retomada de seu percurso histórico. A tônica da terceira seção pauta- se no PROUNI e sua contribuição para a expansão do ensino superior de Alagoas, tendo como ponto de partida a ampliação da educação superior pública e privada a partir dos anos de 1990. Conclui-se que esse Programa tem contribuído para o avanço do ensino superior privado em Alagoas. |
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A contribuição do programa universidade para todos na expansão do ensino privado em Alagoas / The contribution of the university program for all in the expansion of private education in AlagoasEnsino SuperiorExpansãoPROUNI.O presente artigo objetiva analisar a contribuição do Programa Universidade para Todos para a expansão do ensino privado em Alagoas nos anos de 2011 a 2019 (PROUNI). O PROUNI foi criado em 13 de janeiro de 2005 por meio da Lei nº 11.096, no contexto do discurso da democratização do ensino superior, o qual tinha como objetivo viabilizar o acesso à educação superior nas instituições privadas com ou sem fins lucrativos. Para saber como o PROUNI contribuiu para a expansão do ensino superior privado em Alagoas, utilizamos a pesquisa qualitativa, e, para fundamentar os estudos, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental. O artigo está organizado, para além da introdução e das considerações finais, em três seções. A primeira apresenta uma breve reflexão acerca da história do ensino superior e a criação da universidade, a partir da Idade Média e a criação da Universidade (século XII) até a implantação e a estatização da Universidade moderna nos dias atuais. A segunda dedica-se à reflexão da reforma do ensino superior no Brasil e do Programa Universidade para Todos (PROUNI), fazendo uma breve retomada de seu percurso histórico. A tônica da terceira seção pauta- se no PROUNI e sua contribuição para a expansão do ensino superior de Alagoas, tendo como ponto de partida a ampliação da educação superior pública e privada a partir dos anos de 1990. Conclui-se que esse Programa tem contribuído para o avanço do ensino superior privado em Alagoas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2530810.34117/bjdv7n2-587Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20148-20159Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20148-20159Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20148-201592525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25308/20195Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Gabriel Soares de AzevedoAzevedo, Jacy de Araújo2022-06-24T19:06:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25308Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:52.273313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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