Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchôa, Gabriele de Almeida Uchôa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Amanda Souza, da Silva, Ana Beatriz Pereira, da Silva, Anne Paula Santos Bandeira, Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25365
Resumo: A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. Palavras-chave:A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos.  
id VERACRUZ-0_791e096e80854192db312a7897a6617c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25365
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental healthDocênciaPsicologia EscolarSaúde Mental.A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. Palavras-chave:A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2536510.34117/bjdv7n2-605Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20400-20420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20400-20420Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20400-204202525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25365/20242Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Gabriele de Almeida UchôaCosta, Amanda Souzada Silva, Ana Beatriz Pereirada Silva, Anne Paula Santos BandeiraRosa, Daniele da Costa Cunha Borges2022-06-24T19:06:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25365Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:53.302270Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
title Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
spellingShingle Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
Uchôa, Gabriele de Almeida Uchôa
Docência
Psicologia Escolar
Saúde Mental.
title_short Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
title_full Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
title_fullStr Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
title_full_unstemmed Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
title_sort Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor / Educational psychology intervention for teachers’ mental health
author Uchôa, Gabriele de Almeida Uchôa
author_facet Uchôa, Gabriele de Almeida Uchôa
Costa, Amanda Souza
da Silva, Ana Beatriz Pereira
da Silva, Anne Paula Santos Bandeira
Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
author_role author
author2 Costa, Amanda Souza
da Silva, Ana Beatriz Pereira
da Silva, Anne Paula Santos Bandeira
Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchôa, Gabriele de Almeida Uchôa
Costa, Amanda Souza
da Silva, Ana Beatriz Pereira
da Silva, Anne Paula Santos Bandeira
Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Psicologia Escolar
Saúde Mental.
topic Docência
Psicologia Escolar
Saúde Mental.
description A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. Palavras-chave:A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25365
10.34117/bjdv7n2-605
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25365
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25365/20242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20400-20420
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20400-20420
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20400-20420
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645514567057408