Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Isadora Polvani
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: David, Luecy Verônica Mendes Garcia, Ghizzo, Marcio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651
Resumo: A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema.  
id VERACRUZ-0_7971fde74169a28edd67070ed0435683
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22651
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in ChemistryDiversidadeinclusãoconscientização.A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2265110.34117/bjdv7n1-085Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1251-1261Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1251-1261Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1251-12612525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651/18142Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Isadora PolvaniDavid, Luecy Verônica Mendes GarciaGhizzo, Marcio Roberto2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22651Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:31.832956Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
title Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
spellingShingle Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
Barbosa, Isadora Polvani
Diversidade
inclusão
conscientização.
title_short Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
title_full Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
title_fullStr Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
title_full_unstemmed Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
title_sort Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
author Barbosa, Isadora Polvani
author_facet Barbosa, Isadora Polvani
David, Luecy Verônica Mendes Garcia
Ghizzo, Marcio Roberto
author_role author
author2 David, Luecy Verônica Mendes Garcia
Ghizzo, Marcio Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Isadora Polvani
David, Luecy Verônica Mendes Garcia
Ghizzo, Marcio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
inclusão
conscientização.
topic Diversidade
inclusão
conscientização.
description A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651
10.34117/bjdv7n1-085
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651/18142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1251-1261
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1251-1261
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1251-1261
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645503322128384