Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651 |
Resumo: | A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema. |
id |
VERACRUZ-0_7971fde74169a28edd67070ed0435683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22651 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in ChemistryDiversidadeinclusãoconscientização.A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2265110.34117/bjdv7n1-085Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1251-1261Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1251-1261Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1251-12612525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651/18142Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Isadora PolvaniDavid, Luecy Verônica Mendes GarciaGhizzo, Marcio Roberto2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22651Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:31.832956Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
title |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
spellingShingle |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry Barbosa, Isadora Polvani Diversidade inclusão conscientização. |
title_short |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
title_full |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
title_fullStr |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
title_full_unstemmed |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
title_sort |
Mobilização do corpo social acadêmico: uma ação de inclusão proposta por educandos de Licenciatura em Química / Mobilization of the academic body: an inclusion action proposed by undergraduate students in Chemistry |
author |
Barbosa, Isadora Polvani |
author_facet |
Barbosa, Isadora Polvani David, Luecy Verônica Mendes Garcia Ghizzo, Marcio Roberto |
author_role |
author |
author2 |
David, Luecy Verônica Mendes Garcia Ghizzo, Marcio Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Isadora Polvani David, Luecy Verônica Mendes Garcia Ghizzo, Marcio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade inclusão conscientização. |
topic |
Diversidade inclusão conscientização. |
description |
A diversidade de pessoas é fato e, ao longo da história, construiu-se ideologias e consolidou-se uma assimetria de valor para a diversidade. O Brasil é um país de diversidade étnica, e essa condição influencia as relações sociais. Este estudo relatará uma experiência de alunos de Licenciatura de uma universidade pública de Apucarana. O estudo teve três fases: estudos teóricos de raça e gênero, concepção de valores e discriminação; aplicação de questionário sobre auto identificação e discriminação ocorridos na universidade, o que revelou uma exacerbada discriminação religiosa, social, racial, de gênero e física; e a realização de um momento de reflexão, no qual foi apresentado os resultados da pesquisa com uma ação de sensibilização, promovendo uma autocrítica comportamental. Por fim, realizou-se uma avaliação que demonstrou o êxito da atividade, pois os alunos mostram-se comovidos e reflexivos sobre o tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651 10.34117/bjdv7n1-085 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22651/18142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1251-1261 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1251-1261 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1251-1261 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645503322128384 |