A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n6-1661 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661 |
Resumo: | Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeitoautônomo. |
id |
VERACRUZ-0_79977c940c9b184c73d0cc88914ff691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1661 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school systemFormação continuadaProfessor formadorEducação a DistânciaEducação Básica. Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeitoautônomo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/166110.34117/bjdv5n6-1661Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4641-4650Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4641-4650Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4641-46502525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661/1580Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Manoelina XavierSousa, Ana Márcia deOliveira, Josefa Alexandrina Medeiros deAlbuquerque, José de Lima2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1661Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:28.582562Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
title |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
spellingShingle |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system Cavalcante, Manoelina Xavier Formação continuada Professor formador Educação a Distância Educação Básica. Cavalcante, Manoelina Xavier Formação continuada Professor formador Educação a Distância Educação Básica. |
title_short |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
title_full |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
title_fullStr |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
title_sort |
A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system |
author |
Cavalcante, Manoelina Xavier |
author_facet |
Cavalcante, Manoelina Xavier Cavalcante, Manoelina Xavier Sousa, Ana Márcia de Oliveira, Josefa Alexandrina Medeiros de Albuquerque, José de Lima Sousa, Ana Márcia de Oliveira, Josefa Alexandrina Medeiros de Albuquerque, José de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Ana Márcia de Oliveira, Josefa Alexandrina Medeiros de Albuquerque, José de Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Manoelina Xavier Sousa, Ana Márcia de Oliveira, Josefa Alexandrina Medeiros de Albuquerque, José de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Professor formador Educação a Distância Educação Básica. |
topic |
Formação continuada Professor formador Educação a Distância Educação Básica. |
description |
Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeitoautônomo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661 10.34117/bjdv5n6-1661 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-1661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661/1580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4641-4650 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4641-4650 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4641-4650 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183834071859200 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-1661 |