A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Manoelina Xavier
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Ana Márcia de, Oliveira, Josefa Alexandrina Medeiros de, Albuquerque, José de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n6-1661
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1661
Resumo:  Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como  propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeitoautônomo.
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