Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Amanda Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822
Resumo: A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo.
id VERACRUZ-0_7c4d75c571967fb56bd48c5677a853ba
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22822
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the fieldOficina de PanificaçãoGastronomiaCultura Campesina.A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2282210.34117/bjdv7n1-172Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2524-2537Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2524-2537Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2524-25372525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822/18303Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Amanda Oliveira2021-09-21T10:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22822Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:37.249567Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
title Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
spellingShingle Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
Magalhães, Amanda Oliveira
Oficina de Panificação
Gastronomia
Cultura Campesina.
title_short Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
title_full Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
title_fullStr Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
title_full_unstemmed Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
title_sort Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
author Magalhães, Amanda Oliveira
author_facet Magalhães, Amanda Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Amanda Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina de Panificação
Gastronomia
Cultura Campesina.
topic Oficina de Panificação
Gastronomia
Cultura Campesina.
description A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822
10.34117/bjdv7n1-172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822/18303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2524-2537
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2524-2537
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2524-2537
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504016285696