Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822 |
Resumo: | A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo. |
id |
VERACRUZ-0_7c4d75c571967fb56bd48c5677a853ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22822 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the fieldOficina de PanificaçãoGastronomiaCultura Campesina.A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2282210.34117/bjdv7n1-172Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2524-2537Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2524-2537Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2524-25372525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822/18303Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Amanda Oliveira2021-09-21T10:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22822Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:37.249567Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
title |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
spellingShingle |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field Magalhães, Amanda Oliveira Oficina de Panificação Gastronomia Cultura Campesina. |
title_short |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
title_full |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
title_fullStr |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
title_full_unstemmed |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
title_sort |
Oficina de Panificação: momento de expressão da cultura campesina / Bakery Workshop: moment of expression of culture in the field |
author |
Magalhães, Amanda Oliveira |
author_facet |
Magalhães, Amanda Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Amanda Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficina de Panificação Gastronomia Cultura Campesina. |
topic |
Oficina de Panificação Gastronomia Cultura Campesina. |
description |
A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam o que é social. É onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica de grupos em interlocução com fundamentos teóricos, ligados a diferentes projetos que se mostram ligados por meio da educação. Quando assim associados, podem assumir o objetivo de transformação dos sujeitos e de sua coletividade. Assim compreendendo, este artigo ocupa-se de dialogar com roteiros culturais de mulheres campesinas envolvidas nos cursos sociais, coordenados pela Escola de Governo da cidade de Trindade, Goiás. Os cursos, apesar de serem de curta duração, propiciaram inúmeras experiências pedagógicas representativas da cultura. Dentre elas, analisamos e relatamos a oficina de pães que foi assumida como uma mística, ou como expressão da cultura campesina que estimulou a necessidade de coexistência de práticas que valorizassem práticas religiosas do grupo em questão. O exercício da coletividade, que já se faz presente na proposição do projeto da Escola de Governo, reafirmou direitos sociais, alcançando novos e inéditos objetivos durante a oficina de panificação - a preservação e desenvolvimento das demandas culturais do grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822 10.34117/bjdv7n1-172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22822/18303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2524-2537 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2524-2537 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2524-2537 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504016285696 |