Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Maria de Moura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Monteiro, Eliana Cristina Barreto, Pintan, Natália Muller, Menezes, Lucas Amorim Amaral, Costa, Lorena Vila Bela, de Souza, Tatiana Monique Adelino, Silva, Wildson Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992
Resumo: A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.
id VERACRUZ-0_7c82c99b88fb69d3db6aadf72251f271
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate coursepatologiamanifestação patológicaengenharia civil.A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4899210.34117/bjdv8n6-098Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-440532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, José Maria de MouraMonteiro, Eliana Cristina BarretoPintan, Natália MullerMenezes, Lucas Amorim AmaralCosta, Lorena Vila Belade Souza, Tatiana Monique AdelinoSilva, Wildson Wellington2022-06-30T20:05:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:31.991392Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
title Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
spellingShingle Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
Júnior, José Maria de Moura
patologia
manifestação patológica
engenharia civil.
title_short Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
title_full Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
title_fullStr Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
title_full_unstemmed Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
title_sort Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
author Júnior, José Maria de Moura
author_facet Júnior, José Maria de Moura
Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Pintan, Natália Muller
Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
de Souza, Tatiana Monique Adelino
Silva, Wildson Wellington
author_role author
author2 Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Pintan, Natália Muller
Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
de Souza, Tatiana Monique Adelino
Silva, Wildson Wellington
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Maria de Moura
Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Pintan, Natália Muller
Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
de Souza, Tatiana Monique Adelino
Silva, Wildson Wellington
dc.subject.por.fl_str_mv patologia
manifestação patológica
engenharia civil.
topic patologia
manifestação patológica
engenharia civil.
description A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992
10.34117/bjdv8n6-098
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-44053
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645600359448576