Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 |
Resumo: | A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano. |
id |
VERACRUZ-0_7c82c99b88fb69d3db6aadf72251f271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate coursepatologiamanifestação patológicaengenharia civil.A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4899210.34117/bjdv8n6-098Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-440532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, José Maria de MouraMonteiro, Eliana Cristina BarretoPintan, Natália MullerMenezes, Lucas Amorim AmaralCosta, Lorena Vila Belade Souza, Tatiana Monique AdelinoSilva, Wildson Wellington2022-06-30T20:05:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:31.991392Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
spellingShingle |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course Júnior, José Maria de Moura patologia manifestação patológica engenharia civil. |
title_short |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_full |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_fullStr |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_full_unstemmed |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_sort |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
author |
Júnior, José Maria de Moura |
author_facet |
Júnior, José Maria de Moura Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, José Maria de Moura Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patologia manifestação patológica engenharia civil. |
topic |
patologia manifestação patológica engenharia civil. |
description |
A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 10.34117/bjdv8n6-098 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-44053 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645600359448576 |