Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n6-098 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 |
Resumo: | A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano. |
id |
VERACRUZ-0_7c82c99b88fb69d3db6aadf72251f271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate coursepatologiamanifestação patológicaengenharia civil.A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4899210.34117/bjdv8n6-098Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-440532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, José Maria de MouraMonteiro, Eliana Cristina BarretoPintan, Natália MullerMenezes, Lucas Amorim AmaralCosta, Lorena Vila Belade Souza, Tatiana Monique AdelinoSilva, Wildson Wellington2022-06-30T20:05:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48992Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:31.991392Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
spellingShingle |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course Júnior, José Maria de Moura patologia manifestação patológica engenharia civil. Júnior, José Maria de Moura patologia manifestação patológica engenharia civil. |
title_short |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_full |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_fullStr |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_full_unstemmed |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
title_sort |
Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course |
author |
Júnior, José Maria de Moura |
author_facet |
Júnior, José Maria de Moura Júnior, José Maria de Moura Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, José Maria de Moura Monteiro, Eliana Cristina Barreto Pintan, Natália Muller Menezes, Lucas Amorim Amaral Costa, Lorena Vila Bela de Souza, Tatiana Monique Adelino Silva, Wildson Wellington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patologia manifestação patológica engenharia civil. |
topic |
patologia manifestação patológica engenharia civil. |
description |
A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 10.34117/bjdv8n6-098 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48992/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44042-44053 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44042-44053 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44042-44053 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677995515904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-098 |