UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004). |
id |
VERACRUZ-0_7cdc340f08464adace6da7aab020ecc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11121 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in MathematicsEnsino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética.Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1112110.34117/bjdv6n6-098Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34191-34208Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34191-34208Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34191-342082525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121/9318Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Natanael FreitasChaquiam, MiguelPock, Marcone AugustoDias, Gustavo NogueiraPinto, Gerson Pompeu2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:03.520779Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
title |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
spellingShingle |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics Cabral, Natanael Freitas Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética. |
title_short |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
title_full |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
title_fullStr |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
title_full_unstemmed |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
title_sort |
UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics |
author |
Cabral, Natanael Freitas |
author_facet |
Cabral, Natanael Freitas Chaquiam, Miguel Pock, Marcone Augusto Dias, Gustavo Nogueira Pinto, Gerson Pompeu |
author_role |
author |
author2 |
Chaquiam, Miguel Pock, Marcone Augusto Dias, Gustavo Nogueira Pinto, Gerson Pompeu |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Natanael Freitas Chaquiam, Miguel Pock, Marcone Augusto Dias, Gustavo Nogueira Pinto, Gerson Pompeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética. |
topic |
Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética. |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121 10.34117/bjdv6n6-098 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121/9318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34191-34208 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34191-34208 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34191-34208 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456035545088 |