UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Natanael Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chaquiam, Miguel, Pock, Marcone Augusto, Dias, Gustavo Nogueira, Pinto, Gerson Pompeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004).  
id VERACRUZ-0_7cdc340f08464adace6da7aab020ecc3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11121
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in MathematicsEnsino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética.Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004).  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1112110.34117/bjdv6n6-098Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34191-34208Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34191-34208Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34191-342082525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121/9318Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Natanael FreitasChaquiam, MiguelPock, Marcone AugustoDias, Gustavo NogueiraPinto, Gerson Pompeu2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:03.520779Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
title UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
spellingShingle UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
Cabral, Natanael Freitas
Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética.
title_short UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
title_full UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
title_fullStr UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
title_full_unstemmed UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
title_sort UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática / UARC: A Didactic Sequence Organizer in Mathematics
author Cabral, Natanael Freitas
author_facet Cabral, Natanael Freitas
Chaquiam, Miguel
Pock, Marcone Augusto
Dias, Gustavo Nogueira
Pinto, Gerson Pompeu
author_role author
author2 Chaquiam, Miguel
Pock, Marcone Augusto
Dias, Gustavo Nogueira
Pinto, Gerson Pompeu
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Natanael Freitas
Chaquiam, Miguel
Pock, Marcone Augusto
Dias, Gustavo Nogueira
Pinto, Gerson Pompeu
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética.
topic Ensino. Sequência Didática. Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. Análise Microgenética.
description Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de matemática, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo tópicos matemáticos, onde são identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas utilizando como aportes teóricos: Sequência Didática na concepção de Zabala (1999) e Batista, Oliveira e Rodrigues (2013), que contribuem com a consolidação de conhecimentos que estão em fase de construção. As Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), onde visam estimular a reconstrução de um conceito do saber matemático. Pressupostos da teoria de Vygotsky, Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial e Análise Microgenética sendo uma forma de acompanhamento detalhado de um processo em formação, instrumento metodológico de investigação da construção de conhecimento, proposta por Wertsch (1985), Goés (2000) e Cabral (2004).  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121
10.34117/bjdv6n6-098
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11121/9318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34191-34208
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34191-34208
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34191-34208
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645456035545088