RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo Junior, Pedro Donizete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Cibelle Celestino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12041
Resumo: Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno. This paper proposes the use of the didactic construct didactic rhombus proposed by Méheut and Psillos as a guide for organizing the construction of teaching-learning sequences. The didactic rhombus is formed by the epistemic and pedagogical axes, covering the poles teacher, students, material world and scientific knowledge. The theoretical essence of the didactic rhombus does not support its effective application in the school domains. We formulated articulating relations that integrate and support the design and development of teaching-learning sequences. We argue that the use of the didactic rhombus creates opportunities to break disciplinary boundaries, to promote methodological updating of practice, to mediate knowledge towards students’ active participation and emancipatory innovation of teaching practice.
id UFMG-11_6686e4e037d35d8db36a145aec50d19f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/12041
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCESLosango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno. This paper proposes the use of the didactic construct didactic rhombus proposed by Méheut and Psillos as a guide for organizing the construction of teaching-learning sequences. The didactic rhombus is formed by the epistemic and pedagogical axes, covering the poles teacher, students, material world and scientific knowledge. The theoretical essence of the didactic rhombus does not support its effective application in the school domains. We formulated articulating relations that integrate and support the design and development of teaching-learning sequences. We argue that the use of the didactic rhombus creates opportunities to break disciplinary boundaries, to promote methodological updating of practice, to mediate knowledge towards students’ active participation and emancipatory innovation of teaching practice.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1204110.1590/21172020210108Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12041/26797Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessColombo Junior, Pedro DonizeteSilva, Cibelle Celestino2021-05-01T01:19:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/12041Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T01:19:43Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
title RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
spellingShingle RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
Colombo Junior, Pedro Donizete
Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.
title_short RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
title_full RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
title_fullStr RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
title_full_unstemmed RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
title_sort RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES
author Colombo Junior, Pedro Donizete
author_facet Colombo Junior, Pedro Donizete
Silva, Cibelle Celestino
author_role author
author2 Silva, Cibelle Celestino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo Junior, Pedro Donizete
Silva, Cibelle Celestino
dc.subject.por.fl_str_mv Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.
topic Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.
description Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno. This paper proposes the use of the didactic construct didactic rhombus proposed by Méheut and Psillos as a guide for organizing the construction of teaching-learning sequences. The didactic rhombus is formed by the epistemic and pedagogical axes, covering the poles teacher, students, material world and scientific knowledge. The theoretical essence of the didactic rhombus does not support its effective application in the school domains. We formulated articulating relations that integrate and support the design and development of teaching-learning sequences. We argue that the use of the didactic rhombus creates opportunities to break disciplinary boundaries, to promote methodological updating of practice, to mediate knowledge towards students’ active participation and emancipatory innovation of teaching practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12041
10.1590/21172020210108
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12041
identifier_str_mv 10.1590/21172020210108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12041/26797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163497316352