Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-257 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806 |
Resumo: | O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido. |
id |
VERACRUZ-0_7cfa4befaa660897791d724cc3994bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19806 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneityEducação do CampoCiclos de FormaçãoEnsino Multisseriado.O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1980610.34117/bjdv6n11-257Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87646-87659Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87646-87659Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87646-876592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806/15869Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Maria RejaneSantos, Marilene2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.344965Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
title |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
spellingShingle |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity Nogueira, Maria Rejane Educação do Campo Ciclos de Formação Ensino Multisseriado. Nogueira, Maria Rejane Educação do Campo Ciclos de Formação Ensino Multisseriado. |
title_short |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
title_full |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
title_fullStr |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
title_full_unstemmed |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
title_sort |
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity |
author |
Nogueira, Maria Rejane |
author_facet |
Nogueira, Maria Rejane Nogueira, Maria Rejane Santos, Marilene Santos, Marilene |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Maria Rejane Santos, Marilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Ciclos de Formação Ensino Multisseriado. |
topic |
Educação do Campo Ciclos de Formação Ensino Multisseriado. |
description |
O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806 10.34117/bjdv6n11-257 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806/15869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87646-87659 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87646-87659 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87646-87659 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183764757839872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-257 |