Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Rejane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n11-257
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806
Resumo: O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido.
id VERACRUZ-0_7cfa4befaa660897791d724cc3994bb4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19806
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneityEducação do CampoCiclos de FormaçãoEnsino Multisseriado.O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1980610.34117/bjdv6n11-257Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87646-87659Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87646-87659Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87646-876592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806/15869Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Maria RejaneSantos, Marilene2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.344965Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
title Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
spellingShingle Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
Nogueira, Maria Rejane
Educação do Campo
Ciclos de Formação
Ensino Multisseriado.
Nogueira, Maria Rejane
Educação do Campo
Ciclos de Formação
Ensino Multisseriado.
title_short Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
title_full Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
title_fullStr Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
title_full_unstemmed Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
title_sort Salas multisseriadas e em ciclos: a persistente ideia de homogeneidade / Multi-serial and cycled rooms: the persistent idea of homogeneity
author Nogueira, Maria Rejane
author_facet Nogueira, Maria Rejane
Nogueira, Maria Rejane
Santos, Marilene
Santos, Marilene
author_role author
author2 Santos, Marilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Maria Rejane
Santos, Marilene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Ciclos de Formação
Ensino Multisseriado.
topic Educação do Campo
Ciclos de Formação
Ensino Multisseriado.
description O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida buscando alternativas para elevar a qualidade do ensino multisseriado. A investigação versou sobre a possibilidade de implementação dos ciclos de formação no ensino multisseriado, considerando os desafios e dificuldades a serem enfrentados. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual proporcionou uma coleta de dados substancial sobre contribuições para a educação do campo, os sistemas públicos de ensino e as classes multisseriadas. A pesquisa mostrou que a organização da escola multisseriada por ciclos, com currículos e metodologias adequados à especificidade camponesa pode se constituir em importante movimento de transformação e elevação da qualidade da educação do campo; materiais didáticos, como os livros didáticos, ainda são insuficientes e não priorizam as especificidades da região, da cultura e da comunidade onde está inserido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806
10.34117/bjdv6n11-257
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19806/15869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87646-87659
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87646-87659
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87646-87659
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183764757839872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n11-257