O modelo tarifário de financiamento do transporte público e o volume de passageiros em São Paulo/ The fare model for financing public transportation and the volume of passengers in São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, André Doca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33283
Resumo: Carvalho e Pereira (2011) alertam para as deficiências do modelo tarifário como principal forma de financiamento do transporte público. Tais autores articulam uma série de variáveis e afirmam que, especialmente em momentos de crise, quando não há crescimento da renda, o modelo tarifário poderia criar um ciclo vicioso, expulsando passageiros pagantes do sistema de ônibus e forçando um novo aumento tarifário, não em função de um aumento dos custos de tal sistema, mas da diminuição do número de passageiros que rateiem seu custo. Com a desaceleração econômica que se observa a partir de 2013, o presente estudo pretende fazer uma avaliação das variáveis mais importantes para a política tarifária do transporte público coletivo de passageiros para a cidade de São Paulo, entre 2000 e 2016, sob ótica de Carvalho e Pereira (2011).
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