Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Francisco Perpetuo Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo, Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho, Araújo, Alzira Almeida de, Rosa, Marilúcia Monteiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n4-473
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514
Resumo: Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas.
id VERACRUZ-0_7ef21d98e2c305cb789629a9da8462bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28514
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartographyconhecimento científicocrise do paradigma dominantecartografia de saberesrizoma.Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2851410.34117/bjdv7n4-473Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40260-40274Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40260-40274Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40260-402742525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514/22531Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Francisco Perpetuo SantosLaranjeira, Sônia Maria do Rosario AleixoRibeiro, Paulo Cesar CarvalhoAraújo, Alzira Almeida deRosa, Marilúcia Monteiro da2021-07-28T18:56:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28514Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:16.504927Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
title Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
spellingShingle Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
Diniz, Francisco Perpetuo Santos
conhecimento científico
crise do paradigma dominante
cartografia de saberes
rizoma.
Diniz, Francisco Perpetuo Santos
conhecimento científico
crise do paradigma dominante
cartografia de saberes
rizoma.
title_short Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
title_full Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
title_fullStr Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
title_full_unstemmed Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
title_sort Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
author Diniz, Francisco Perpetuo Santos
author_facet Diniz, Francisco Perpetuo Santos
Diniz, Francisco Perpetuo Santos
Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo
Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho
Araújo, Alzira Almeida de
Rosa, Marilúcia Monteiro da
Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo
Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho
Araújo, Alzira Almeida de
Rosa, Marilúcia Monteiro da
author_role author
author2 Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo
Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho
Araújo, Alzira Almeida de
Rosa, Marilúcia Monteiro da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Francisco Perpetuo Santos
Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo
Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho
Araújo, Alzira Almeida de
Rosa, Marilúcia Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento científico
crise do paradigma dominante
cartografia de saberes
rizoma.
topic conhecimento científico
crise do paradigma dominante
cartografia de saberes
rizoma.
description Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514
10.34117/bjdv7n4-473
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514/22531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40260-40274
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40260-40274
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40260-40274
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183813979045888
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n4-473