Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n4-473 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514 |
Resumo: | Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas. |
id |
VERACRUZ-0_7ef21d98e2c305cb789629a9da8462bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28514 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartographyconhecimento científicocrise do paradigma dominantecartografia de saberesrizoma.Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2851410.34117/bjdv7n4-473Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40260-40274Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40260-40274Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40260-402742525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514/22531Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Francisco Perpetuo SantosLaranjeira, Sônia Maria do Rosario AleixoRibeiro, Paulo Cesar CarvalhoAraújo, Alzira Almeida deRosa, Marilúcia Monteiro da2021-07-28T18:56:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28514Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:16.504927Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
title |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
spellingShingle |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography Diniz, Francisco Perpetuo Santos conhecimento científico crise do paradigma dominante cartografia de saberes rizoma. Diniz, Francisco Perpetuo Santos conhecimento científico crise do paradigma dominante cartografia de saberes rizoma. |
title_short |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
title_full |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
title_fullStr |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
title_full_unstemmed |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
title_sort |
Cartografia de saberes Amazônicos como processo epistêmico de resistência frente a cartografia do conhecimento científico dominante / Cartography of Amazon knowledge as an epistemic resistance process in front of the dominant scientific knowledge cartography |
author |
Diniz, Francisco Perpetuo Santos |
author_facet |
Diniz, Francisco Perpetuo Santos Diniz, Francisco Perpetuo Santos Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho Araújo, Alzira Almeida de Rosa, Marilúcia Monteiro da Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho Araújo, Alzira Almeida de Rosa, Marilúcia Monteiro da |
author_role |
author |
author2 |
Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho Araújo, Alzira Almeida de Rosa, Marilúcia Monteiro da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Francisco Perpetuo Santos Laranjeira, Sônia Maria do Rosario Aleixo Ribeiro, Paulo Cesar Carvalho Araújo, Alzira Almeida de Rosa, Marilúcia Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento científico crise do paradigma dominante cartografia de saberes rizoma. |
topic |
conhecimento científico crise do paradigma dominante cartografia de saberes rizoma. |
description |
Trata-se de um artigo que busca discutir a necessidade de construção de novos paradigmas de conhecimentos baseados na integração de saberes, especialmente os amazônicos. Num primeiro momento destacamos a imposição do conhecimento científico dominante como o único válido e que atua subordinando outros saberes que não estejam seguindo seus preceitos e normas. Contudo enfatizamos que a perspectiva científica hegemônica vem sofrendo crises em decorrência da emergência de novos paradigmas, dentre eles a perspectiva holística. No segundo momento, enfatizamos a cartografia de saberes amazônicos como referencial de análise epistêmica no contexto de populações locais. O artigo tem um caráter qualitativo, bibliográfico, os objetivos buscam discutir e apontar novos caminhos de pesquisa na Amazônia. Os resultados demonstraram que em comunidades amazônicas que interagem diretamente com a natureza os saberes, ciências e conhecimentos estão articulados formando teias locais que orientam a realização de práticas de trabalho, a construção do universo cultural cotidiano e podem guiar o fazer científico em novas perspectivas paradigmáticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514 10.34117/bjdv7n4-473 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28514/22531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40260-40274 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40260-40274 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40260-40274 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183813979045888 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-473 |