Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n2-077 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741 |
Resumo: | As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. |
id |
VERACRUZ-0_7fdf515ed4da8a7b34561616a9bb2f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6741 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scopeEducação de Jovens e AdultosPercepções discentesAprendizagem significativa.As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/674110.34117/bjdv6n2-077Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6374-6392Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6374-6392Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6374-63922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741/5943Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jucileide C. P.Souza, Luciana L.Lima, Maria L. T.Oliveira, Margarete M. G. T.Azevedo, Celene S.Coutinho, Diógenes José Gusmão2020-03-18T16:24:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6741Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:01.590861Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
title |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
spellingShingle |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope Lima, Jucileide C. P. Educação de Jovens e Adultos Percepções discentes Aprendizagem significativa. Lima, Jucileide C. P. Educação de Jovens e Adultos Percepções discentes Aprendizagem significativa. |
title_short |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
title_full |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
title_fullStr |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
title_full_unstemmed |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
title_sort |
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope |
author |
Lima, Jucileide C. P. |
author_facet |
Lima, Jucileide C. P. Lima, Jucileide C. P. Souza, Luciana L. Lima, Maria L. T. Oliveira, Margarete M. G. T. Azevedo, Celene S. Coutinho, Diógenes José Gusmão Souza, Luciana L. Lima, Maria L. T. Oliveira, Margarete M. G. T. Azevedo, Celene S. Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Luciana L. Lima, Maria L. T. Oliveira, Margarete M. G. T. Azevedo, Celene S. Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jucileide C. P. Souza, Luciana L. Lima, Maria L. T. Oliveira, Margarete M. G. T. Azevedo, Celene S. Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Percepções discentes Aprendizagem significativa. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Percepções discentes Aprendizagem significativa. |
description |
As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741 10.34117/bjdv6n2-077 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741/5943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6374-6392 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6374-6392 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6374-6392 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807778816000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-077 |