Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jucileide C. P.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Luciana L., Lima, Maria L. T., Oliveira, Margarete M. G. T., Azevedo, Celene S., Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n2-077
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741
Resumo: As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. 
id VERACRUZ-0_7fdf515ed4da8a7b34561616a9bb2f0a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6741
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scopeEducação de Jovens e AdultosPercepções discentesAprendizagem significativa.As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/674110.34117/bjdv6n2-077Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6374-6392Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6374-6392Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6374-63922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741/5943Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jucileide C. P.Souza, Luciana L.Lima, Maria L. T.Oliveira, Margarete M. G. T.Azevedo, Celene S.Coutinho, Diógenes José Gusmão2020-03-18T16:24:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6741Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:01.590861Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
title Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
spellingShingle Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
Lima, Jucileide C. P.
Educação de Jovens e Adultos
Percepções discentes
Aprendizagem significativa.
Lima, Jucileide C. P.
Educação de Jovens e Adultos
Percepções discentes
Aprendizagem significativa.
title_short Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
title_full Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
title_fullStr Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
title_full_unstemmed Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
title_sort Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope
author Lima, Jucileide C. P.
author_facet Lima, Jucileide C. P.
Lima, Jucileide C. P.
Souza, Luciana L.
Lima, Maria L. T.
Oliveira, Margarete M. G. T.
Azevedo, Celene S.
Coutinho, Diógenes José Gusmão
Souza, Luciana L.
Lima, Maria L. T.
Oliveira, Margarete M. G. T.
Azevedo, Celene S.
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Souza, Luciana L.
Lima, Maria L. T.
Oliveira, Margarete M. G. T.
Azevedo, Celene S.
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jucileide C. P.
Souza, Luciana L.
Lima, Maria L. T.
Oliveira, Margarete M. G. T.
Azevedo, Celene S.
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Percepções discentes
Aprendizagem significativa.
topic Educação de Jovens e Adultos
Percepções discentes
Aprendizagem significativa.
description As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741
10.34117/bjdv6n2-077
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6741/5943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6374-6392
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6374-6392
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6374-6392
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183807778816000
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n2-077