Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Rafael Colbachini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coti-Zelati, Paolo Edoardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva.
id VERACRUZ-0_7ff7ce8e137d9da7eeb1bbb74109ec06
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65141
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuaisensino em administraçãorelação professor-alunoexperiência do docenteO objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6514110.34117/bjdv9n11-069Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30383-30406Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30383-30406Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30383-304062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141/46607Rezende, Rafael ColbachiniCoti-Zelati, Paolo Edoardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T19:43:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65141Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:42.215531Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
title Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
spellingShingle Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
Rezende, Rafael Colbachini
ensino em administração
relação professor-aluno
experiência do docente
title_short Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
title_full Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
title_fullStr Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
title_full_unstemmed Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
title_sort Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
author Rezende, Rafael Colbachini
author_facet Rezende, Rafael Colbachini
Coti-Zelati, Paolo Edoardo
author_role author
author2 Coti-Zelati, Paolo Edoardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Rafael Colbachini
Coti-Zelati, Paolo Edoardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino em administração
relação professor-aluno
experiência do docente
topic ensino em administração
relação professor-aluno
experiência do docente
description O objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141
10.34117/bjdv9n11-069
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n11-069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141/46607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30383-30406
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30383-30406
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30383-30406
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645640019738624