Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva. |
id |
VERACRUZ-0_7ff7ce8e137d9da7eeb1bbb74109ec06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65141 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuaisensino em administraçãorelação professor-alunoexperiência do docenteO objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6514110.34117/bjdv9n11-069Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30383-30406Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30383-30406Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30383-304062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141/46607Rezende, Rafael ColbachiniCoti-Zelati, Paolo Edoardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T19:43:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65141Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:42.215531Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
title |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
spellingShingle |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais Rezende, Rafael Colbachini ensino em administração relação professor-aluno experiência do docente |
title_short |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
title_full |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
title_fullStr |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
title_full_unstemmed |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
title_sort |
Experiência docente na relação com os alunos no ensino de administração no século XXI: como lidar com os novos desafios da administração nos tempos atuais |
author |
Rezende, Rafael Colbachini |
author_facet |
Rezende, Rafael Colbachini Coti-Zelati, Paolo Edoardo |
author_role |
author |
author2 |
Coti-Zelati, Paolo Edoardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Rafael Colbachini Coti-Zelati, Paolo Edoardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino em administração relação professor-aluno experiência do docente |
topic |
ensino em administração relação professor-aluno experiência do docente |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender, a partir da experiência do professor universitário em administração, se o processo ensino-aprendizagem e o ambiente que o envolve são compatíveis com a realidade do mercado de trabalho, com as expectativas dos alunos e com os desafios que estes futuros profissionais irão enfrentar. Foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de captar a opinião do decente que atua no ensino superior em administração. A análise dos resultados partiu dos fragmentos das entrevistas, passou pelo desenvolvimento de subcategorias e categorias, até resultar nas metacategorias definitivas para este trabalho. Ao final foi desenvolvida uma escala com duas metacategorias, cinco categorias e dez subcategorias. A partir da experiência dos docentes entrevistados, pode-se observar que o atual ambiente universitário em administração é relativamente compatível com a realidade da atual economia e mercado de trabalho, atendendo as expectativas gerais do aluno quanto aos desafios que encontram em sua trajetória profissional e executiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141 10.34117/bjdv9n11-069 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n11-069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65141/46607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30383-30406 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30383-30406 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30383-30406 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645640019738624 |