Biopolítica e ideologia de gênero: uso do terror ideológico na educação/Biopolitics and gender ideology: use of ideological terror in education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lucas Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Priscila Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19829
Resumo: Após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, assistiu-se, no cenário brasileiro, à reemergência de forças políticas neoconservadoras que fomentaram debates políticos protagonizados por posicionamentos contrários às pautas identitárias, especialmente às temáticas relacionadas a gênero e sexualidade. Neste período, foram levantadas discussões acerca do polêmico “kit gay” e da “ideologia de gênero”. Sendo assim, tendo como prerrogativa a compreensão de que o Estado ocidental utiliza os dispositivos da sexualidade para legitimar formas de controle sobre os corpos de uma população, o presente trabalho pretende revelar os regimes de verdade pelos quais operam os discursos sobre sexualidade na esfera educacional, demarcando o exercício de uma biopolítica que se alimenta da captura de modos de subjetivação, na tentativa inesgotável de produzir corpos dóceis, destinados à reiteração da heteronormatividade. Para tanto, utilizar-se-á de ferramentas analíticas propostas por Michel Foucault e da discussão sobre o terror ideológico construído em torno do debate acerca da “ideologia de gênero” para compreender, através da análise do projeto nacional do cidadão, o impacto da biopolítica sobre a sexualidade e sua intersecção com a educação.
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