Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-672 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874 |
Resumo: | O presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_810ef39b2e8be78d8092354d81e44b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13874 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course studentsCapital culturalfracasso escolarhabitusO presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1387410.34117/bjdv6n7-672Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51147-51154Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51147-51154Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51147-511542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874/11612Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Gabriela Maria CarvalhoLeite, Luis Felipe CruzSilva, Cristina Sousa da2020-08-11T15:17:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13874Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:20.862011Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
title |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
spellingShingle |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students Martins, Gabriela Maria Carvalho Capital cultural fracasso escolar habitus Martins, Gabriela Maria Carvalho Capital cultural fracasso escolar habitus |
title_short |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
title_full |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
title_fullStr |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
title_full_unstemmed |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
title_sort |
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students |
author |
Martins, Gabriela Maria Carvalho |
author_facet |
Martins, Gabriela Maria Carvalho Martins, Gabriela Maria Carvalho Leite, Luis Felipe Cruz Silva, Cristina Sousa da Leite, Luis Felipe Cruz Silva, Cristina Sousa da |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Luis Felipe Cruz Silva, Cristina Sousa da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gabriela Maria Carvalho Leite, Luis Felipe Cruz Silva, Cristina Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital cultural fracasso escolar habitus |
topic |
Capital cultural fracasso escolar habitus |
description |
O presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874 10.34117/bjdv6n7-672 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874/11612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51147-51154 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51147-51154 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51147-51154 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777886011392 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-672 |