Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gabriela Maria Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite, Luis Felipe Cruz, Silva, Cristina Sousa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-672
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874
Resumo: O presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos.
id VERACRUZ-0_810ef39b2e8be78d8092354d81e44b92
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13874
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course studentsCapital culturalfracasso escolarhabitusO presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1387410.34117/bjdv6n7-672Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51147-51154Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51147-51154Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51147-511542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874/11612Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Gabriela Maria CarvalhoLeite, Luis Felipe CruzSilva, Cristina Sousa da2020-08-11T15:17:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13874Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:20.862011Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
title Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
spellingShingle Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
Martins, Gabriela Maria Carvalho
Capital cultural
fracasso escolar
habitus
Martins, Gabriela Maria Carvalho
Capital cultural
fracasso escolar
habitus
title_short Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
title_full Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
title_fullStr Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
title_full_unstemmed Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
title_sort Fatores condicionantes para reprovação/desistência dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFTO Campus Araguaína/ Conditioning factors for failure/discontinuation of IFTO Campus Araguaína high school technical course students
author Martins, Gabriela Maria Carvalho
author_facet Martins, Gabriela Maria Carvalho
Martins, Gabriela Maria Carvalho
Leite, Luis Felipe Cruz
Silva, Cristina Sousa da
Leite, Luis Felipe Cruz
Silva, Cristina Sousa da
author_role author
author2 Leite, Luis Felipe Cruz
Silva, Cristina Sousa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gabriela Maria Carvalho
Leite, Luis Felipe Cruz
Silva, Cristina Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Capital cultural
fracasso escolar
habitus
topic Capital cultural
fracasso escolar
habitus
description O presente projeto propõe investigar o perfil de alunos que ingressaram nos cursos Técnico em Informática e Técnico em Biotecnologia integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Araguaína no ano de 2018. Trabalha-se aqui com os alunos que ao final do ano letivo de 2018 não conseguiram progredir para a próxima série. O objetivo é relacionar informações sobre a sua origem social às situações de sucesso e/ou fracasso escolar. Toma por referência estudos de Bourdieu para compreender dimensões das habilidades necessárias ao sucesso e progressão de série dentro do itinerário formativo do IFTO. O desenvolvimento da pesquisa consiste na aplicação de questionário (impessoal) aos alunos, com informações acerca de sua origem e nível cultural das famílias, bem como sua trajetória escolar anterior ao ingresso no IFTO. Essas informações serão organizadas e comparadas a fim de se compreender níveis de regularidade quanto às características socioeconômicas das famílias e percurso escolar dos alunos até a chegada no IFTO. Será também averiguada a regularidade dessas características no grupo dos alunos que não progrediram de série no IFTO. A expectativa é que esse banco de dados seja utilizado em pesquisas posteriores e/ou na tomada de decisões acerca de estratégias que visem o sucesso e permanência escolar dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874
10.34117/bjdv6n7-672
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13874/11612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51147-51154
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51147-51154
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51147-51154
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777886011392
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-672