Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805 |
Resumo: | A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática. |
id |
VERACRUZ-0_8116140a59148c9bb7dcdcb552328d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19805 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience ReportEnfermeiroEstratégia Saúde da Famíliacuidado.A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1980510.34117/bjdv6n11-256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87636-87645Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87636-87645Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87636-876452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805/15867Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Joab Gomes da SilvaPereira, Rafael da SilvaCarlos, Juliana FerreiraAbreu, Andreza Alves dePinheiro, Aline do NascimentoAbreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier deSilva, Renan Lopes daNascimento, Jéssica Alves do2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19805Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.281232Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
title |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
spellingShingle |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report Sousa, Joab Gomes da Silva Enfermeiro Estratégia Saúde da Família cuidado. |
title_short |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
title_full |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
title_fullStr |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
title_full_unstemmed |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
title_sort |
Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report |
author |
Sousa, Joab Gomes da Silva |
author_facet |
Sousa, Joab Gomes da Silva Pereira, Rafael da Silva Carlos, Juliana Ferreira Abreu, Andreza Alves de Pinheiro, Aline do Nascimento Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de Silva, Renan Lopes da Nascimento, Jéssica Alves do |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rafael da Silva Carlos, Juliana Ferreira Abreu, Andreza Alves de Pinheiro, Aline do Nascimento Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de Silva, Renan Lopes da Nascimento, Jéssica Alves do |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Joab Gomes da Silva Pereira, Rafael da Silva Carlos, Juliana Ferreira Abreu, Andreza Alves de Pinheiro, Aline do Nascimento Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de Silva, Renan Lopes da Nascimento, Jéssica Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiro Estratégia Saúde da Família cuidado. |
topic |
Enfermeiro Estratégia Saúde da Família cuidado. |
description |
A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805 10.34117/bjdv6n11-256 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805/15867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87636-87645 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87636-87645 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87636-87645 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645491639943168 |