Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joab Gomes da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Rafael da Silva, Carlos, Juliana Ferreira, Abreu, Andreza Alves de, Pinheiro, Aline do Nascimento, Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de, Silva, Renan Lopes da, Nascimento, Jéssica Alves do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805
Resumo: A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática.
id VERACRUZ-0_8116140a59148c9bb7dcdcb552328d08
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19805
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience ReportEnfermeiroEstratégia Saúde da Famíliacuidado.A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1980510.34117/bjdv6n11-256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87636-87645Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87636-87645Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87636-876452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805/15867Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Joab Gomes da SilvaPereira, Rafael da SilvaCarlos, Juliana FerreiraAbreu, Andreza Alves dePinheiro, Aline do NascimentoAbreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier deSilva, Renan Lopes daNascimento, Jéssica Alves do2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19805Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.281232Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
title Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
spellingShingle Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
Sousa, Joab Gomes da Silva
Enfermeiro
Estratégia Saúde da Família
cuidado.
title_short Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
title_full Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
title_fullStr Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
title_full_unstemmed Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
title_sort Estágio Extracurricular Como Ferramenta Potencializadora Para Formação do Enfermeiro: Relato de Experiência / Extracurricular Internship As a Potentializing Tool For Nursing Training: Experience Report
author Sousa, Joab Gomes da Silva
author_facet Sousa, Joab Gomes da Silva
Pereira, Rafael da Silva
Carlos, Juliana Ferreira
Abreu, Andreza Alves de
Pinheiro, Aline do Nascimento
Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de
Silva, Renan Lopes da
Nascimento, Jéssica Alves do
author_role author
author2 Pereira, Rafael da Silva
Carlos, Juliana Ferreira
Abreu, Andreza Alves de
Pinheiro, Aline do Nascimento
Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de
Silva, Renan Lopes da
Nascimento, Jéssica Alves do
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joab Gomes da Silva
Pereira, Rafael da Silva
Carlos, Juliana Ferreira
Abreu, Andreza Alves de
Pinheiro, Aline do Nascimento
Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de
Silva, Renan Lopes da
Nascimento, Jéssica Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiro
Estratégia Saúde da Família
cuidado.
topic Enfermeiro
Estratégia Saúde da Família
cuidado.
description A Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamada de Programa Saúde da Família (PSF), foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, buscando a transformação do modelo biomédico tradicional em um modelo que a promoção de saúde. Estudo objetivou relatar as experiências vividas por acadêmicos de enfermagem durante um estágio extracurricular na ESF de uma cidade do interior do Ceará. Este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. Enquanto estagiário da graduação em Enfermagem, foi possível observar que, durante o período de vivência na Estratégia Saúde da Família, a abordagem inicial de atendimento ao cliente intenciona identificar os problemas vigentes, para solucioná-los adequadamente. As vivências possibilitadas, por esse estágio extracurricular, mostraram a extrema importância da inserção de acadêmicos em Enfermagem, como quesito potencializador para o processo formativo do discente, permitindo o corrrelacionamento do conhecimento adquirido no trajeto teórico e acadêmico, aplicando-os na prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805
10.34117/bjdv6n11-256
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805/15867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87636-87645
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87636-87645
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87636-87645
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645491639943168