Desigualdade social, formação profissional e trabalho coletivo da e na saúde: dilemas da atualidade / Social inequality, Professional training and collective work of and in health: current dilemmas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1103 |
Resumo: | O estudo é empreendido com base em produção bibliográfica, em consonância com o arcabouço jurídico, com os marcos legais e conceituais da Política de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Analisa e discute a formação superior e o trabalho no campo da Saúde, buscando articular a experiência concreta da formação e do ensino do trabalho no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET Saúde GRADUASUS da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e da Universidade Federal do Piauí da qual as autoras fizeram parte no período de 2016/2018. A análise busca aprofundar aspectos da Educação Superior e do processo de formação da e na universidade e a esfera da produção do cuidado no campo da saúde pública. Analisa as transformações ocorridas no âmbito da sociedade capitalista e como estas têm implicado em mudanças significativas nas relações de sociabilidades, no aumento das desigualdades sociais que torna mais complexa a questão social e sua relação com os Determinantes Sociais em Saúde (DSS) no processo saúde-doença, tornando frágil o acesso do direito à saúde e a vida de significativos contingentes populacionais marcados pela desigualdade no acesso aos direitos sociais. Esses fatores marcam de modo inelutável a relação entre instituições formados e os serviços de saúde. Cabe às instituições formadoras o papel de formar profissionais de qualidade tendo em vista a necessidade de coadunar os conhecimentos do corpus de saberes das diversas profissões que estão inseridas no processo de produção do cuidado na Saúde, com vistas a fortalecer as diversas políticas públicas nas quais se inserem. |
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Desigualdade social, formação profissional e trabalho coletivo da e na saúde: dilemas da atualidade / Social inequality, Professional training and collective work of and in health: current dilemmasEducação Superior. Formação Profissional. Desigualdade Social. Trabalho Coletivo. Saúde PúblicaO estudo é empreendido com base em produção bibliográfica, em consonância com o arcabouço jurídico, com os marcos legais e conceituais da Política de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Analisa e discute a formação superior e o trabalho no campo da Saúde, buscando articular a experiência concreta da formação e do ensino do trabalho no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET Saúde GRADUASUS da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e da Universidade Federal do Piauí da qual as autoras fizeram parte no período de 2016/2018. A análise busca aprofundar aspectos da Educação Superior e do processo de formação da e na universidade e a esfera da produção do cuidado no campo da saúde pública. Analisa as transformações ocorridas no âmbito da sociedade capitalista e como estas têm implicado em mudanças significativas nas relações de sociabilidades, no aumento das desigualdades sociais que torna mais complexa a questão social e sua relação com os Determinantes Sociais em Saúde (DSS) no processo saúde-doença, tornando frágil o acesso do direito à saúde e a vida de significativos contingentes populacionais marcados pela desigualdade no acesso aos direitos sociais. Esses fatores marcam de modo inelutável a relação entre instituições formados e os serviços de saúde. Cabe às instituições formadoras o papel de formar profissionais de qualidade tendo em vista a necessidade de coadunar os conhecimentos do corpus de saberes das diversas profissões que estão inseridas no processo de produção do cuidado na Saúde, com vistas a fortalecer as diversas políticas públicas nas quais se inserem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/110310.34117/bjdv5n2-1103Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1315-1325Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1315-1325Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1315-13252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1103/962Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Samara Silva dosAraújo, Laína Jennifer CarvalhoJoazeiro, Edna Maria Goulart2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1103Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:14.030Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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