Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627 |
Resumo: | A presente pesquisa visa estudar os playgrounds (parques infantis) como espaços lúdicos ao ar livre e a relevância do brincar (play) para o processo de desenvolvimento humano, por meio da abordagem histórico-cultural, com L. S. Vygotsky e colaboradores. Os playgrounds podem se tornar verdadeiros laboratórios para ensino e aprendizagem ao ar livre. Como espaços lúdicos do ambiente em que estão inseridos, podem-se tomar os elementos da natureza circundante como instrumentos/ferramentas de apropriação de conhecimento. Eles podem propiciar às crianças experiências diversificadas, possibilitando a construção de valores, atitudes e saberes sobre o seu mundo. Como mediadores didático-pedagógicos, esses espaços assim arquitetados favorecem a elaboração de conceitos científicos, oferecendo condições práticas à criança para a construção de conhecimento. A educação ambiental como uma dimensão da educação escolar, neste contexto, pode ser amplamente desenvolvida. Ao refletir sobre a natureza circundante e as formas de relação do homem com a natureza, por meio da aquisição de conhecimentos científicos na atividade lúdica, pode desenvolver uma consciência ecológica crítica necessária ao desenvolvimento sustentável do planeta Terra. Espera-se que as discussões apresentadas neste estudo possam contribuir para novos processos educativos que considerem as brincadeiras ao ar livre como práticas didáticas de ensino e aprendizagem, na Arquitetura de espaços como verdadeiros laboratórios playgrounds ecologicamente construídos. |
id |
VERACRUZ-0_82232e06278d2957a08c07fb568ed521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21627 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach)PlaygroundEducação AmbientalDidática DesenvolvimentalTeoria Histórico-CulturalTransdisciplinaridade.A presente pesquisa visa estudar os playgrounds (parques infantis) como espaços lúdicos ao ar livre e a relevância do brincar (play) para o processo de desenvolvimento humano, por meio da abordagem histórico-cultural, com L. S. Vygotsky e colaboradores. Os playgrounds podem se tornar verdadeiros laboratórios para ensino e aprendizagem ao ar livre. Como espaços lúdicos do ambiente em que estão inseridos, podem-se tomar os elementos da natureza circundante como instrumentos/ferramentas de apropriação de conhecimento. Eles podem propiciar às crianças experiências diversificadas, possibilitando a construção de valores, atitudes e saberes sobre o seu mundo. Como mediadores didático-pedagógicos, esses espaços assim arquitetados favorecem a elaboração de conceitos científicos, oferecendo condições práticas à criança para a construção de conhecimento. A educação ambiental como uma dimensão da educação escolar, neste contexto, pode ser amplamente desenvolvida. Ao refletir sobre a natureza circundante e as formas de relação do homem com a natureza, por meio da aquisição de conhecimentos científicos na atividade lúdica, pode desenvolver uma consciência ecológica crítica necessária ao desenvolvimento sustentável do planeta Terra. Espera-se que as discussões apresentadas neste estudo possam contribuir para novos processos educativos que considerem as brincadeiras ao ar livre como práticas didáticas de ensino e aprendizagem, na Arquitetura de espaços como verdadeiros laboratórios playgrounds ecologicamente construídos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2162710.34117/bjdv6n12-355Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98295-98305Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98295-98305Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98295-983052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627/17247Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni CiliãoJunior, Alexandre Avelino GiffoniAlmeida, Jade França Teixeira de2021-06-07T20:45:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21627Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:59.373830Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
title |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
spellingShingle |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) Torres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni Cilião Playground Educação Ambiental Didática Desenvolvimental Teoria Histórico-Cultural Transdisciplinaridade. |
title_short |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
title_full |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
title_fullStr |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
title_sort |
Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach) |
author |
Torres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni Cilião |
author_facet |
Torres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni Cilião Junior, Alexandre Avelino Giffoni Almeida, Jade França Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Alexandre Avelino Giffoni Almeida, Jade França Teixeira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni Cilião Junior, Alexandre Avelino Giffoni Almeida, Jade França Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Playground Educação Ambiental Didática Desenvolvimental Teoria Histórico-Cultural Transdisciplinaridade. |
topic |
Playground Educação Ambiental Didática Desenvolvimental Teoria Histórico-Cultural Transdisciplinaridade. |
description |
A presente pesquisa visa estudar os playgrounds (parques infantis) como espaços lúdicos ao ar livre e a relevância do brincar (play) para o processo de desenvolvimento humano, por meio da abordagem histórico-cultural, com L. S. Vygotsky e colaboradores. Os playgrounds podem se tornar verdadeiros laboratórios para ensino e aprendizagem ao ar livre. Como espaços lúdicos do ambiente em que estão inseridos, podem-se tomar os elementos da natureza circundante como instrumentos/ferramentas de apropriação de conhecimento. Eles podem propiciar às crianças experiências diversificadas, possibilitando a construção de valores, atitudes e saberes sobre o seu mundo. Como mediadores didático-pedagógicos, esses espaços assim arquitetados favorecem a elaboração de conceitos científicos, oferecendo condições práticas à criança para a construção de conhecimento. A educação ambiental como uma dimensão da educação escolar, neste contexto, pode ser amplamente desenvolvida. Ao refletir sobre a natureza circundante e as formas de relação do homem com a natureza, por meio da aquisição de conhecimentos científicos na atividade lúdica, pode desenvolver uma consciência ecológica crítica necessária ao desenvolvimento sustentável do planeta Terra. Espera-se que as discussões apresentadas neste estudo possam contribuir para novos processos educativos que considerem as brincadeiras ao ar livre como práticas didáticas de ensino e aprendizagem, na Arquitetura de espaços como verdadeiros laboratórios playgrounds ecologicamente construídos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627 10.34117/bjdv6n12-355 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627/17247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98295-98305 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98295-98305 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98295-98305 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645498930692096 |