Brincadeiras ao ar livre e Educação Ambiental: Os playgrounds como mediadores didático-pedagógicos em processos de ensino e aprendizagem (Abordagem Histórico-Cultural Transdisciplinar) / Outdoor Playgrounds and Environmental Education: Playgrounds as didactic-pedagogical mediators in teaching and learning processes (Transdisciplinary Historical-Cultural Approach)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Cistina Paes Leme Giffoni Cilião
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Alexandre Avelino Giffoni, Almeida, Jade França Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21627
Resumo: A presente pesquisa visa estudar os playgrounds (parques infantis) como espaços lúdicos ao ar livre e a relevância do brincar (play) para o processo de desenvolvimento humano, por meio da abordagem histórico-cultural, com L. S. Vygotsky e colaboradores. Os playgrounds podem se tornar verdadeiros laboratórios para ensino e aprendizagem ao ar livre. Como espaços lúdicos do ambiente em que estão inseridos, podem-se tomar os elementos da natureza circundante como instrumentos/ferramentas de apropriação de conhecimento. Eles podem propiciar às crianças experiências diversificadas, possibilitando a construção de valores, atitudes e saberes sobre o seu mundo. Como mediadores didático-pedagógicos, esses espaços assim arquitetados favorecem a elaboração de conceitos científicos, oferecendo condições práticas à criança para a construção de conhecimento. A educação ambiental como uma dimensão da educação escolar, neste contexto, pode ser amplamente desenvolvida. Ao refletir sobre a natureza circundante e as formas de relação do homem com a natureza, por meio da aquisição de conhecimentos científicos na atividade lúdica, pode desenvolver uma consciência ecológica crítica necessária ao desenvolvimento sustentável do planeta Terra. Espera-se que as discussões apresentadas neste estudo possam contribuir para novos processos educativos que considerem as brincadeiras ao ar livre como práticas didáticas de ensino e aprendizagem, na Arquitetura de espaços como verdadeiros laboratórios playgrounds ecologicamente construídos.
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