Reflexões sobre o processo de formação de políticas públicas a partir do caso de Fortaleza-CE / Reflections on the process of public policy training from the case of Fortaleza-CE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-013 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9470 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender a maneira como acontece o processo de formação de políticas públicas para a mobilidade urbana no município de Fortaleza-CE. Para alcançá-lo, foi utilizado um referencial teórico que trata da mobilidade urbana e sobre a questão da formação de políticas públicas. Quanto ao método, realizou-se um trabalho de caráter exploratório, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, baseada da tríade pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação não participante. Os dados coletados entre os meses de outubro e novembro de 2018 permitiram evidenciar e corroborar para a compreensão de como acontece o processo de formação de tais políticas em Fortaleza/CE. Confirmaram-se os argumentos teóricos de Kingdon (2011), ou seja, para o tema ganhar relevância e entrar na agenda de prioridades da gestão municipal e se transformar em politica pública, o processo é marcado por confrontos, mutações, combinações, recombinações e refinamentos. Contribuindo teoricamente percebeu-se que as pressões externas da mídia, população, ministério público, líderes comunitários, solicitações de instituições, solicitações de empresários e promessas políticas, corroboram com o processo de formação de dessas políticas. Do exposto, conclui-se que as políticas públicas de mobilidade urbana precisam ser formuladas de maneira democrática, com a participação de todos os setores da sociedade, empenhados conjuntamente no objetivo de encontrar soluções efetivas que permitam a melhoria da qualidade de vida da população. |
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Reflexões sobre o processo de formação de políticas públicas a partir do caso de Fortaleza-CE / Reflections on the process of public policy training from the case of Fortaleza-CEPolíticas públicasgestão e planejamento urbanomobilidade urbanafortaleza.O objetivo deste estudo é compreender a maneira como acontece o processo de formação de políticas públicas para a mobilidade urbana no município de Fortaleza-CE. Para alcançá-lo, foi utilizado um referencial teórico que trata da mobilidade urbana e sobre a questão da formação de políticas públicas. Quanto ao método, realizou-se um trabalho de caráter exploratório, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, baseada da tríade pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação não participante. Os dados coletados entre os meses de outubro e novembro de 2018 permitiram evidenciar e corroborar para a compreensão de como acontece o processo de formação de tais políticas em Fortaleza/CE. Confirmaram-se os argumentos teóricos de Kingdon (2011), ou seja, para o tema ganhar relevância e entrar na agenda de prioridades da gestão municipal e se transformar em politica pública, o processo é marcado por confrontos, mutações, combinações, recombinações e refinamentos. Contribuindo teoricamente percebeu-se que as pressões externas da mídia, população, ministério público, líderes comunitários, solicitações de instituições, solicitações de empresários e promessas políticas, corroboram com o processo de formação de dessas políticas. Do exposto, conclui-se que as políticas públicas de mobilidade urbana precisam ser formuladas de maneira democrática, com a participação de todos os setores da sociedade, empenhados conjuntamente no objetivo de encontrar soluções efetivas que permitam a melhoria da qualidade de vida da população.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/947010.34117/bjdv6n5-013Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 22972-22999Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 22972-22999Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 22972-229992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9470/7976Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenicio, Francinildo CarneiroFerreira, Antônio Vinícius OliveiraFerreira, Ana Luiza Carvalho MedeirosNascimento, Anderson LopesFerraz, Augusta da Rocha LouresMarquesan, Fábio Freitas Schilling2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9470Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:16.750494Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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