Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gustavo Nogueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vogado, Gilberto Emanoel Reis, Barreto, Wagner Davy Lucas, Junior, Washington Luiz da Silva, Barbosa, Eldilene da Silva, Rodrigues, Alessandra Epifanio, Junior, Ademir Ferreira Silva, Costa, Carlos Augusto Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11728
Resumo: O presente trabalho trata do impacto da Pandemia causada pelo CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2), no meio educacional brasileiro, em especial nas cidades do Estado do Pará,  e as normas possíveis necessárias para a retomada segura ao trabalho nestes locais e  os métodos sanitários utilizados pelos Países mais atingidos, China, Coréia do Sul, França, Espanha e Alemanha além das táticas adotadas por estas Nações, na retomada dos trabalhos educacionais, observando seu sucesso ou fracasso, tomando a partir de investigações sugestões para a volta das atividades escolares de uma forma segura e escalonada. Foi implementados sugestões de mudança do ambiente escolar com a adequação da entrada, intervalos, quantidade de alunos em sala e saída dos alunos. O objetivo é investigar e alertar a população e aos órgãos gestores da educação no Estado do Pará dos efeitos ocasionados pela Pandemia COVID-19.Também foi interpretado um modelo matemático da curva de casos no Estado do Pará, cedido pela SESPA, juntamente com os casos recuperados e número de óbitos, tomando a partir daí estratégias para o retorno ao trabalho em função da apropriação e investigação do modelo.
id VERACRUZ-0_82ee1e1e4da15dd748123cafd1744827
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11728
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)CoronavirusMétodo SanitáriosMudança do Ambiente EscolarModelo Matemático.O presente trabalho trata do impacto da Pandemia causada pelo CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2), no meio educacional brasileiro, em especial nas cidades do Estado do Pará,  e as normas possíveis necessárias para a retomada segura ao trabalho nestes locais e  os métodos sanitários utilizados pelos Países mais atingidos, China, Coréia do Sul, França, Espanha e Alemanha além das táticas adotadas por estas Nações, na retomada dos trabalhos educacionais, observando seu sucesso ou fracasso, tomando a partir de investigações sugestões para a volta das atividades escolares de uma forma segura e escalonada. Foi implementados sugestões de mudança do ambiente escolar com a adequação da entrada, intervalos, quantidade de alunos em sala e saída dos alunos. O objetivo é investigar e alertar a população e aos órgãos gestores da educação no Estado do Pará dos efeitos ocasionados pela Pandemia COVID-19.Também foi interpretado um modelo matemático da curva de casos no Estado do Pará, cedido pela SESPA, juntamente com os casos recuperados e número de óbitos, tomando a partir daí estratégias para o retorno ao trabalho em função da apropriação e investigação do modelo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172810.34117/bjdv6n6-358Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37906-37924Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37906-37924Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37906-379242525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11728/982710.34117/bjd.v6i6.11728.g9827Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Gustavo NogueiraVogado, Gilberto Emanoel ReisBarreto, Wagner Davy LucasJunior, Washington Luiz da SilvaBarbosa, Eldilene da SilvaRodrigues, Alessandra EpifanioJunior, Ademir Ferreira SilvaCosta, Carlos Augusto Cordeiro2020-07-21T19:01:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:19.254296Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
title Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
spellingShingle Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
Dias, Gustavo Nogueira
Coronavirus
Método Sanitários
Mudança do Ambiente Escolar
Modelo Matemático.
title_short Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
title_full Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
title_fullStr Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
title_full_unstemmed Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
title_sort Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2) / Return to presential classes in the educational system of the state of Pará-Brazil: obstacles and challenges during the covid-19 epidemic (Sars-Cov-2)
author Dias, Gustavo Nogueira
author_facet Dias, Gustavo Nogueira
Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Barreto, Wagner Davy Lucas
Junior, Washington Luiz da Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Rodrigues, Alessandra Epifanio
Junior, Ademir Ferreira Silva
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
author_role author
author2 Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Barreto, Wagner Davy Lucas
Junior, Washington Luiz da Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Rodrigues, Alessandra Epifanio
Junior, Ademir Ferreira Silva
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Gustavo Nogueira
Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Barreto, Wagner Davy Lucas
Junior, Washington Luiz da Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Rodrigues, Alessandra Epifanio
Junior, Ademir Ferreira Silva
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Coronavirus
Método Sanitários
Mudança do Ambiente Escolar
Modelo Matemático.
topic Coronavirus
Método Sanitários
Mudança do Ambiente Escolar
Modelo Matemático.
description O presente trabalho trata do impacto da Pandemia causada pelo CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2), no meio educacional brasileiro, em especial nas cidades do Estado do Pará,  e as normas possíveis necessárias para a retomada segura ao trabalho nestes locais e  os métodos sanitários utilizados pelos Países mais atingidos, China, Coréia do Sul, França, Espanha e Alemanha além das táticas adotadas por estas Nações, na retomada dos trabalhos educacionais, observando seu sucesso ou fracasso, tomando a partir de investigações sugestões para a volta das atividades escolares de uma forma segura e escalonada. Foi implementados sugestões de mudança do ambiente escolar com a adequação da entrada, intervalos, quantidade de alunos em sala e saída dos alunos. O objetivo é investigar e alertar a população e aos órgãos gestores da educação no Estado do Pará dos efeitos ocasionados pela Pandemia COVID-19.Também foi interpretado um modelo matemático da curva de casos no Estado do Pará, cedido pela SESPA, juntamente com os casos recuperados e número de óbitos, tomando a partir daí estratégias para o retorno ao trabalho em função da apropriação e investigação do modelo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11728
10.34117/bjdv6n6-358
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11728
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11728/9827
10.34117/bjd.v6i6.11728.g9827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37906-37924
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37906-37924
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37906-37924
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645457983799296