Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francioli, Fátima Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Meire Aparecida Lóde, de Souza, Thais Regina Ravazi, Thomé, Tatiana Viaes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32628
Resumo: O objetivo desse trabalho está fundamentado na influência das concepções Pedagógicas, essencialista e existencialista, na Educação Física no que se refere a sua origem e utilização. Observa-se na atualidade, que existe um déficit de conhecimento em relação às pedagogias por parte dos Educadores Físicos, distanciando estes do conhecimento acerca do assunto em questão. Assim, propomos este estudo sobre as pedagogias do Essencialismo e o Existencialismo, por considerá-las parte do processo histórico e cultural do contexto educativo. Para a composição deste trabalho utilizaremos fontes e documentos a respeito do assunto que enriquecerão e darão base para as análises. Esperamos que o estudo seja de grande valia aos Educadores Físicos, profissionais que estudam a temática e a comunidade em geral, pois será desenvolvida na composição estruturante escolar identificando a influência e a correlação das concepções pedagógicas na formação da Educação a Física.
id VERACRUZ-0_840df1bf6507058484108fe0b204f777
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32628
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical educationEssencialismoExistencialismo e Educação Física.O objetivo desse trabalho está fundamentado na influência das concepções Pedagógicas, essencialista e existencialista, na Educação Física no que se refere a sua origem e utilização. Observa-se na atualidade, que existe um déficit de conhecimento em relação às pedagogias por parte dos Educadores Físicos, distanciando estes do conhecimento acerca do assunto em questão. Assim, propomos este estudo sobre as pedagogias do Essencialismo e o Existencialismo, por considerá-las parte do processo histórico e cultural do contexto educativo. Para a composição deste trabalho utilizaremos fontes e documentos a respeito do assunto que enriquecerão e darão base para as análises. Esperamos que o estudo seja de grande valia aos Educadores Físicos, profissionais que estudam a temática e a comunidade em geral, pois será desenvolvida na composição estruturante escolar identificando a influência e a correlação das concepções pedagógicas na formação da Educação a Física.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3262810.34117/bjdv7n7-200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69058-69066Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69058-69066Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69058-690662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32628/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancioli, Fátima Aparecida de SouzaNunes, Meire Aparecida Lódede Souza, Thais Regina RavaziThomé, Tatiana Viaes2021-09-14T13:00:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32628Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:14.323807Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
title Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
spellingShingle Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
Francioli, Fátima Aparecida de Souza
Essencialismo
Existencialismo e Educação Física.
title_short Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
title_full Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
title_fullStr Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
title_full_unstemmed Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
title_sort Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education
author Francioli, Fátima Aparecida de Souza
author_facet Francioli, Fátima Aparecida de Souza
Nunes, Meire Aparecida Lóde
de Souza, Thais Regina Ravazi
Thomé, Tatiana Viaes
author_role author
author2 Nunes, Meire Aparecida Lóde
de Souza, Thais Regina Ravazi
Thomé, Tatiana Viaes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francioli, Fátima Aparecida de Souza
Nunes, Meire Aparecida Lóde
de Souza, Thais Regina Ravazi
Thomé, Tatiana Viaes
dc.subject.por.fl_str_mv Essencialismo
Existencialismo e Educação Física.
topic Essencialismo
Existencialismo e Educação Física.
description O objetivo desse trabalho está fundamentado na influência das concepções Pedagógicas, essencialista e existencialista, na Educação Física no que se refere a sua origem e utilização. Observa-se na atualidade, que existe um déficit de conhecimento em relação às pedagogias por parte dos Educadores Físicos, distanciando estes do conhecimento acerca do assunto em questão. Assim, propomos este estudo sobre as pedagogias do Essencialismo e o Existencialismo, por considerá-las parte do processo histórico e cultural do contexto educativo. Para a composição deste trabalho utilizaremos fontes e documentos a respeito do assunto que enriquecerão e darão base para as análises. Esperamos que o estudo seja de grande valia aos Educadores Físicos, profissionais que estudam a temática e a comunidade em geral, pois será desenvolvida na composição estruturante escolar identificando a influência e a correlação das concepções pedagógicas na formação da Educação a Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32628
10.34117/bjdv7n7-200
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32628
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32628/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69058-69066
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69058-69066
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69058-69066
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645545184428032