Soluções construtivas para travessia de animais: do contexto global ao cenário brasileiro / Constructive solutions for animal crossings: from the global context to the Brazilian scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Débora Valadão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bastos, Jéssica Curvelo, Zacharias, Marco Antonio Carvalho, Oliveira, Muriel Batista de, Souza, Rômulo Rodrigues Coelho Delfino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40392
Resumo: A ampliação da malha rodoviária e o crescente fluxo de veículos em todo o país, têm impacto direto na segurança dos usuários desse sistema, quando se analisa a quantidade de vítimas envolvidas em acidentes por modelo de transporte. Parte significativa do quantitativo de óbitos e lesões se deve a acidentes envolvendo atropelamento de animais silvestres. Além dos custos para os contribuintes devido aos danos materiais, pode haver perdas de vidas humanas e da fauna, tendo-se ainda do ponto de vista ambiental, o efeito negativo das rodovias brasileiras na biodiversidade. De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas-CBEE, todos os anos, mais de dois milhões de animais são vítimas de acidentes de trânsito por atropelamentos, inclusive dentro de áreas que protegem ambientes naturais. Afim de mitigar os impactos gerados, surgem soluções que possibilitam conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental, como as passagens para travessias de animais. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as intervenções e soluções de engenharia relacionadas às obras viárias, como as de arte corrente (bueiros), túneis para passagem de animais diversos, viadutos vegetados, passagens aéreas, entre outras, que tem a função de assegurar a proteção da fauna do local e dos usuários das rodovias. A metodologia consiste na revisão de literatura e análise de estudos recentes sobre o impacto dos atropelamentos na fauna, considerando os diagnósticos sobre os efeitos da infraestrutura viária nas Unidades de Conservação. A discussão ocorre em torno das intervenções de engenharia, considerando a expansão do setor de obras rodoviárias e, consequentemente, o aumento do número de atropelamentos e mortes de animais silvestres nas estradas brasileiras, que pode também resultar em perdas humanas. É necessário atrair atenção para este tema, pois o acervo técnico nacional possui lacunas que devem ser preenchidas a fim de possibilitar a busca de informações por parte dos profissionais de engenharia para a implementação de tais obras, associadas aos projetos de estradas, analisando as condicionantes ambientais, sociais, econômicas e outras especificidades existentes nas regiões brasileiras. Por fim, destaca-se que para minimizar os impactos ambientais, no caso a conservação da vida silvestre, dentro e fora de áreas protegidas, torna-se imprescindível a realização de estudos para que sejam encontradas soluções técnicas viáveis para este problema.
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