Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roure, Susie Amâncio Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28734
Resumo: Este artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito do desenvolvimento da criança em situação de adoecimento, a partir da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural.  Enquanto uma pesquisa teórica, o trabalho foi desenvolvimento por meio do estudo de algumas importantes obras de Vigotski que discorrem acerca do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento da criança, como “História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores”; “Problemas de Psicologia Infantil” e “Fundamentos de Defectologia”. Realizou-se também um levantamento bibliográfico exploratório com o objetivo de se identificar artigos e outros materiais que contribuam para a discussão da temática em questão. No estudo da teoria vigotskiana foi possível identificar conceitos fundamentais que possibilitam uma compreensão histórico-cultural da constituição e desenvolvimento da criança e, consequentemente, oferecem subsídios para a problematização deste desenvolvimento em situações diversas. Identifica-se que a concepção de desenvolvimento humano da teoria vigotskiana, fundamentada no materialismo histórico dialético, rompe com dicotomias, determinismos e reducionismos biológicos, contribuindo para a construção de um enfoque dialético no campo da saúde. Assim, a partir do entendimento de alguns conceitos que permitem a compreensão do desenvolvimento da criança, como por exemplo, “mediação”, “vivência”, “situação social de desenvolvimento”, tornou-se viável a elaboração de um ensaio teórico que reflete e redimensiona aspectos referentes ao desenvolvimento da criança na situação de adoecimento físico. Espera-se por meio desta pesquisa contribuir para o embasamento teórico de profissionais e estudiosos com interfaces entre a Psicologia e a área da saúde, sobretudo, a saúde da criança.
id VERACRUZ-0_85901a41e1e4d16d1d14cdd9a61beebb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28734
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill bodyTeoria vigotskianaMediação e desenvolvimentoCriança em adoecimentoEste artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito do desenvolvimento da criança em situação de adoecimento, a partir da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural.  Enquanto uma pesquisa teórica, o trabalho foi desenvolvimento por meio do estudo de algumas importantes obras de Vigotski que discorrem acerca do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento da criança, como “História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores”; “Problemas de Psicologia Infantil” e “Fundamentos de Defectologia”. Realizou-se também um levantamento bibliográfico exploratório com o objetivo de se identificar artigos e outros materiais que contribuam para a discussão da temática em questão. No estudo da teoria vigotskiana foi possível identificar conceitos fundamentais que possibilitam uma compreensão histórico-cultural da constituição e desenvolvimento da criança e, consequentemente, oferecem subsídios para a problematização deste desenvolvimento em situações diversas. Identifica-se que a concepção de desenvolvimento humano da teoria vigotskiana, fundamentada no materialismo histórico dialético, rompe com dicotomias, determinismos e reducionismos biológicos, contribuindo para a construção de um enfoque dialético no campo da saúde. Assim, a partir do entendimento de alguns conceitos que permitem a compreensão do desenvolvimento da criança, como por exemplo, “mediação”, “vivência”, “situação social de desenvolvimento”, tornou-se viável a elaboração de um ensaio teórico que reflete e redimensiona aspectos referentes ao desenvolvimento da criança na situação de adoecimento físico. Espera-se por meio desta pesquisa contribuir para o embasamento teórico de profissionais e estudiosos com interfaces entre a Psicologia e a área da saúde, sobretudo, a saúde da criança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2873410.34117/bjdv7n4-564Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41601-41612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41601-41612Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41601-416122525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28734/22693Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Stéfany Bruna de BritoRoure, Susie Amâncio Gonçalves2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28734Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:22.392058Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
title Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
spellingShingle Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
Teoria vigotskiana
Mediação e desenvolvimento
Criança em adoecimento
title_short Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
title_full Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
title_fullStr Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
title_full_unstemmed Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
title_sort Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body
author Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
author_facet Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
Roure, Susie Amâncio Gonçalves
author_role author
author2 Roure, Susie Amâncio Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
Roure, Susie Amâncio Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria vigotskiana
Mediação e desenvolvimento
Criança em adoecimento
topic Teoria vigotskiana
Mediação e desenvolvimento
Criança em adoecimento
description Este artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito do desenvolvimento da criança em situação de adoecimento, a partir da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural.  Enquanto uma pesquisa teórica, o trabalho foi desenvolvimento por meio do estudo de algumas importantes obras de Vigotski que discorrem acerca do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento da criança, como “História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores”; “Problemas de Psicologia Infantil” e “Fundamentos de Defectologia”. Realizou-se também um levantamento bibliográfico exploratório com o objetivo de se identificar artigos e outros materiais que contribuam para a discussão da temática em questão. No estudo da teoria vigotskiana foi possível identificar conceitos fundamentais que possibilitam uma compreensão histórico-cultural da constituição e desenvolvimento da criança e, consequentemente, oferecem subsídios para a problematização deste desenvolvimento em situações diversas. Identifica-se que a concepção de desenvolvimento humano da teoria vigotskiana, fundamentada no materialismo histórico dialético, rompe com dicotomias, determinismos e reducionismos biológicos, contribuindo para a construção de um enfoque dialético no campo da saúde. Assim, a partir do entendimento de alguns conceitos que permitem a compreensão do desenvolvimento da criança, como por exemplo, “mediação”, “vivência”, “situação social de desenvolvimento”, tornou-se viável a elaboração de um ensaio teórico que reflete e redimensiona aspectos referentes ao desenvolvimento da criança na situação de adoecimento físico. Espera-se por meio desta pesquisa contribuir para o embasamento teórico de profissionais e estudiosos com interfaces entre a Psicologia e a área da saúde, sobretudo, a saúde da criança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28734
10.34117/bjdv7n4-564
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28734
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28734/22693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41601-41612
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41601-41612
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41601-41612
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527802183680