A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSSETTO, ELISABETH
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513
Resumo: Este artigo se propõe refletir sobre as contribuições de Vigotski para a educação especial, tomando como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Essa abordagem nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para a proposta de estudo aqui apresentada, interessa em especial, a concepção de homem como um sujeito histórico-social e, portanto, como um ser inserido ativamente no contexto que o cerca. Vigotski é visto como autor que nos apresenta outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação, o que indica a necessidade de aprofundamento de seus estudos, ressaltando-se a importância dos temas por ele desenvolvido no campo da educação especial.
id UFPI-5_03979cc9dad85aace42815c85c18ac5d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1513
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANAEducaçãoTeoria histórico-culturalPerspectiva vigotskianaEste artigo se propõe refletir sobre as contribuições de Vigotski para a educação especial, tomando como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Essa abordagem nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para a proposta de estudo aqui apresentada, interessa em especial, a concepção de homem como um sujeito histórico-social e, portanto, como um ser inserido ativamente no contexto que o cerca. Vigotski é visto como autor que nos apresenta outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação, o que indica a necessidade de aprofundamento de seus estudos, ressaltando-se a importância dos temas por ele desenvolvido no campo da educação especial.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 118-144Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 118-144Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 118-1442526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513/1358Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessROSSETTO, ELISABETH 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1513Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
title A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
spellingShingle A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
ROSSETTO, ELISABETH
Educação
Teoria histórico-cultural
Perspectiva vigotskiana
title_short A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
title_full A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
title_fullStr A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
title_sort A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA
author ROSSETTO, ELISABETH
author_facet ROSSETTO, ELISABETH
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSSETTO, ELISABETH
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teoria histórico-cultural
Perspectiva vigotskiana
topic Educação
Teoria histórico-cultural
Perspectiva vigotskiana
description Este artigo se propõe refletir sobre as contribuições de Vigotski para a educação especial, tomando como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Essa abordagem nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para a proposta de estudo aqui apresentada, interessa em especial, a concepção de homem como um sujeito histórico-social e, portanto, como um ser inserido ativamente no contexto que o cerca. Vigotski é visto como autor que nos apresenta outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação, o que indica a necessidade de aprofundamento de seus estudos, ressaltando-se a importância dos temas por ele desenvolvido no campo da educação especial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513/1358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 118-144
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 118-144
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 118-144
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443875012608