Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? / Teacher training in times of setback: what do the official documents say?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22512 |
Resumo: | O presente artigo discute a formação de professores no contexto contemporâneo através da análise das políticas oficiais de formação docente formuladas pelo Estado a partir, sobretudo da década de 1990 com a expansão da sociedade globalizada e o avanço do ideário neoliberal. Para tanto nos baseamos nos estudos de Charlot (2013), Nóvoa (1995), Dourado (2015), De Farias (2019) e Schon (1995) dentre outros. Além de uma revisão de literatura analisamos os principais documentos norteadores da formação docente lançados nas últimas décadas notadamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, Resolução CNE/CP 01/2002, as das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada Resolução CNE/CP nº 02, de julho de 2015 e ainda as Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica que instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº 1, de 02 de julho de 2019. Dessa forma concluímos que tais políticas materializadas nos referidos documentos legais visam a adequar a formação docente à lógica pragmatista e vinculada ao conceito de pedagogia das “competências” em voga no cenário internacional atualmente que visa à formação do cidadão – trabalhador adaptado ao mundo globalizado caracterizado pelas novas formas de organização do trabalho e da produção. |
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