A biopolítica nas relações de violência escolar/ Biopolitics in school violence relations
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3600 |
Resumo: | O artigo tem por escopo principal analisar, de forma crítica, o fenômeno da biopolítica e biopoder em âmbito escolar. Notadamente, a cerne da pesquisa, está correlacionada com a violência escolar, denominada, popularmente, como Bullying. Através da análise minuciosa da Lei anti-Bullying (Lei nº 13.185/15), recentemente promulgada, busca-se com este estudo ponderar os aspectos normativistas da lei, bem como contextualizá-la com o conceito de sociedade de controle. Para tal, a primeira parte deste artigo cuidará de expor o que é o bullying, e os principais aspectos modificadores trazidos pela Lei nº 13.158/15, por fim, a preocupação será abordar a violência escolar pelo viés da biopolítica e biopoder. |
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A biopolítica nas relações de violência escolar/ Biopolitics in school violence relationsBiopolíticabiopoderbullyingsociedades de controleviolência escolarO artigo tem por escopo principal analisar, de forma crítica, o fenômeno da biopolítica e biopoder em âmbito escolar. Notadamente, a cerne da pesquisa, está correlacionada com a violência escolar, denominada, popularmente, como Bullying. Através da análise minuciosa da Lei anti-Bullying (Lei nº 13.185/15), recentemente promulgada, busca-se com este estudo ponderar os aspectos normativistas da lei, bem como contextualizá-la com o conceito de sociedade de controle. Para tal, a primeira parte deste artigo cuidará de expor o que é o bullying, e os principais aspectos modificadores trazidos pela Lei nº 13.158/15, por fim, a preocupação será abordar a violência escolar pelo viés da biopolítica e biopoder. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/360010.34117/bjdv5n10-044Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17749-17762Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17749-17762Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17749-177622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3600/3405Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Simone de OliveiraOliveira, Clarisse Paiva deSantos, Taiara Giffoni Quinta dos2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3600Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:22.227128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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