A biopolítica nas relações de violência escolar/ Biopolitics in school violence relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Simone de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Clarisse Paiva de, Santos, Taiara Giffoni Quinta dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3600
Resumo: O artigo tem por escopo principal analisar, de forma crítica, o fenômeno da biopolítica e biopoder em âmbito escolar. Notadamente, a cerne da pesquisa, está correlacionada com a violência escolar, denominada, popularmente, como Bullying. Através da análise minuciosa da Lei anti-Bullying (Lei nº 13.185/15), recentemente promulgada, busca-se com este estudo ponderar os aspectos normativistas da lei, bem como contextualizá-la com o conceito de sociedade de controle. Para tal, a primeira parte deste artigo cuidará de expor o que é o bullying, e os principais aspectos modificadores trazidos pela  Lei nº 13.158/15, por fim, a preocupação será abordar a violência escolar pelo viés da biopolítica e biopoder. 
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