O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286 |
Resumo: | Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. |
id |
VERACRUZ-0_8a255ef3ddb9d6634831f9a9fa4f94c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14286 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching bookslivro didáticovisão humanaEnsino de Física.Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1428610.34117/bjdv6n7-886Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 54053-54063Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 54053-54063Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 54053-540632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286/11904Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo Melo, Ruth Brito DeDos Santos, Janaína Souzada Silva, José Rodolfo NevesSilva Avelino, Lineker MatheusLima Gomes, Naara Karoline deAlcântara, Jacqueline SilvaSantos, Jaiane Da SilvaBarros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa2020-08-11T15:17:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:34.378076Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
title |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
spellingShingle |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books Figueiredo Melo, Ruth Brito De livro didático visão humana Ensino de Física. |
title_short |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
title_full |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
title_fullStr |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
title_full_unstemmed |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
title_sort |
O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books |
author |
Figueiredo Melo, Ruth Brito De |
author_facet |
Figueiredo Melo, Ruth Brito De Dos Santos, Janaína Souza da Silva, José Rodolfo Neves Silva Avelino, Lineker Matheus Lima Gomes, Naara Karoline de Alcântara, Jacqueline Silva Santos, Jaiane Da Silva Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Dos Santos, Janaína Souza da Silva, José Rodolfo Neves Silva Avelino, Lineker Matheus Lima Gomes, Naara Karoline de Alcântara, Jacqueline Silva Santos, Jaiane Da Silva Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo Melo, Ruth Brito De Dos Santos, Janaína Souza da Silva, José Rodolfo Neves Silva Avelino, Lineker Matheus Lima Gomes, Naara Karoline de Alcântara, Jacqueline Silva Santos, Jaiane Da Silva Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livro didático visão humana Ensino de Física. |
topic |
livro didático visão humana Ensino de Física. |
description |
Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286 10.34117/bjdv6n7-886 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286/11904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 54053-54063 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 54053-54063 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 54053-54063 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645468714926080 |