O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Melo, Ruth Brito De
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dos Santos, Janaína Souza, da Silva, José Rodolfo Neves, Silva Avelino, Lineker Matheus, Lima Gomes, Naara Karoline de, Alcântara, Jacqueline Silva, Santos, Jaiane Da Silva, Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286
Resumo: Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. 
id VERACRUZ-0_8a255ef3ddb9d6634831f9a9fa4f94c0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14286
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching bookslivro didáticovisão humanaEnsino de Física.Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1428610.34117/bjdv6n7-886Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 54053-54063Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 54053-54063Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 54053-540632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286/11904Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo Melo, Ruth Brito DeDos Santos, Janaína Souzada Silva, José Rodolfo NevesSilva Avelino, Lineker MatheusLima Gomes, Naara Karoline deAlcântara, Jacqueline SilvaSantos, Jaiane Da SilvaBarros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa2020-08-11T15:17:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:34.378076Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
title O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
spellingShingle O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
Figueiredo Melo, Ruth Brito De
livro didático
visão humana
Ensino de Física.
title_short O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
title_full O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
title_fullStr O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
title_full_unstemmed O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
title_sort O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física / The study of the functioning of human vision: an analysis of physics teaching books
author Figueiredo Melo, Ruth Brito De
author_facet Figueiredo Melo, Ruth Brito De
Dos Santos, Janaína Souza
da Silva, José Rodolfo Neves
Silva Avelino, Lineker Matheus
Lima Gomes, Naara Karoline de
Alcântara, Jacqueline Silva
Santos, Jaiane Da Silva
Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa
author_role author
author2 Dos Santos, Janaína Souza
da Silva, José Rodolfo Neves
Silva Avelino, Lineker Matheus
Lima Gomes, Naara Karoline de
Alcântara, Jacqueline Silva
Santos, Jaiane Da Silva
Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo Melo, Ruth Brito De
Dos Santos, Janaína Souza
da Silva, José Rodolfo Neves
Silva Avelino, Lineker Matheus
Lima Gomes, Naara Karoline de
Alcântara, Jacqueline Silva
Santos, Jaiane Da Silva
Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
visão humana
Ensino de Física.
topic livro didático
visão humana
Ensino de Física.
description Sabemos que o livro didático possui um papel muito importante no processo educativo, uma vez que, muitas vezes, ele é adotado como única ferramenta pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada trata-se de uma análise de alguns livros didáticos da física relacionados ao conteúdo de ótica referente ao 2º ano do ensino médio, especificamente sobre o estudo do funcionamento da visão humana. A pesquisa foi realizada para o cumprimento da disciplina de Pesquisa em ensino de física, do curso de licenciatura em física da UEPB. As analises seguiram alguns critérios pré-estabelecidos, expostos pelo autor, tais como a averiguação da proposta segundo as ênfases curriculares atuais para o ensino médio. Após as análises observou-se que, apesar de algumas mudanças obtidas ao longo dos anos, os livros didáticos em física ainda deixam a desejar em diversos quesitos, apontando para uma reflexão sobre o mesmo, suas potencialidades e limitações. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286
10.34117/bjdv6n7-886
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286/11904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 54053-54063
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 54053-54063
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 54053-54063
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645468714926080