Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Silva, Nara Gisele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Wesley Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21657
Resumo: Este estudo possui como objetivo propor medidas que permitam uma sala de aula efetivamente inclusiva para alunos com necessidades especiais. Para isso a metodologia utilizada foi: a revisão crítica de literatura para embasar, teoricamente, a aplicação da pesquisa de campo, sendo feita com referências em educação, educação especial, inclusão social, educação inclusiva, diversidade e educação com deficiência. Neste estudo identificamos que todas as escolas realizam algum tipo de atividade de integração para os alunos, mesmo estando inseridos dentro da sala regular. Concluímos, indicando que mesmo que exista uma lei - n° 7.853/89 que torna obrigatória a inclusão dos deficientes na rede regular de ensino o poder público não investe no ensino suficientemente para que este possa receber este tipo de alunos. Indicamos, portanto, que primeiramente deve haver investimento, depois que os alunos que possuem deficiência auditiva, mental e visual sejam colocados em salas especiais com profissionais especializados e subdivididos nas devidas idades escolares; disléxicos, deficientes físicos e hiperativos devem ser mantidos dentro das salas de ensino regular.  
id VERACRUZ-0_8a6c5b331caaf75b2060b8980cc67bb1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21657
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needsEducaçãoInclusãoDeficiência.Este estudo possui como objetivo propor medidas que permitam uma sala de aula efetivamente inclusiva para alunos com necessidades especiais. Para isso a metodologia utilizada foi: a revisão crítica de literatura para embasar, teoricamente, a aplicação da pesquisa de campo, sendo feita com referências em educação, educação especial, inclusão social, educação inclusiva, diversidade e educação com deficiência. Neste estudo identificamos que todas as escolas realizam algum tipo de atividade de integração para os alunos, mesmo estando inseridos dentro da sala regular. Concluímos, indicando que mesmo que exista uma lei - n° 7.853/89 que torna obrigatória a inclusão dos deficientes na rede regular de ensino o poder público não investe no ensino suficientemente para que este possa receber este tipo de alunos. Indicamos, portanto, que primeiramente deve haver investimento, depois que os alunos que possuem deficiência auditiva, mental e visual sejam colocados em salas especiais com profissionais especializados e subdivididos nas devidas idades escolares; disléxicos, deficientes físicos e hiperativos devem ser mantidos dentro das salas de ensino regular.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2165710.34117/bjdv6n12-373Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98592-98606Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98592-98606Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98592-986062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21657/17268Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Silva, Nara GiseleGonçalves, Wesley Antonio2021-06-07T20:45:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21657Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:00.491446Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
title Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
spellingShingle Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
Duarte Silva, Nara Gisele
Educação
Inclusão
Deficiência.
title_short Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
title_full Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
title_fullStr Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
title_full_unstemmed Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
title_sort Inclusão escolar de portadores de necessidades especiais / School inclusion of people with special needs
author Duarte Silva, Nara Gisele
author_facet Duarte Silva, Nara Gisele
Gonçalves, Wesley Antonio
author_role author
author2 Gonçalves, Wesley Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Silva, Nara Gisele
Gonçalves, Wesley Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão
Deficiência.
topic Educação
Inclusão
Deficiência.
description Este estudo possui como objetivo propor medidas que permitam uma sala de aula efetivamente inclusiva para alunos com necessidades especiais. Para isso a metodologia utilizada foi: a revisão crítica de literatura para embasar, teoricamente, a aplicação da pesquisa de campo, sendo feita com referências em educação, educação especial, inclusão social, educação inclusiva, diversidade e educação com deficiência. Neste estudo identificamos que todas as escolas realizam algum tipo de atividade de integração para os alunos, mesmo estando inseridos dentro da sala regular. Concluímos, indicando que mesmo que exista uma lei - n° 7.853/89 que torna obrigatória a inclusão dos deficientes na rede regular de ensino o poder público não investe no ensino suficientemente para que este possa receber este tipo de alunos. Indicamos, portanto, que primeiramente deve haver investimento, depois que os alunos que possuem deficiência auditiva, mental e visual sejam colocados em salas especiais com profissionais especializados e subdivididos nas devidas idades escolares; disléxicos, deficientes físicos e hiperativos devem ser mantidos dentro das salas de ensino regular.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21657
10.34117/bjdv6n12-373
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21657
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21657/17268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98592-98606
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98592-98606
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98592-98606
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645498968440832