A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Regina de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Daniella Caroline R.R., Silva, Thaise Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364
Resumo:  Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores.
id VERACRUZ-0_8e3cbd077ed836d1c4c9b2af0e813541
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30364
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflectionDocênciaMediação dialético-pedagógicaEducaçãoEmancipação. Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3036410.34117/bjdv.v7i5.30364Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52347-52359Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52347-52359Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52347-523592525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364/23889Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana Regina de JesusFerreira, Daniella Caroline R.R.Silva, Thaise Pereira da2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30364Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:07.792484Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
title A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
spellingShingle A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
Santos, Adriana Regina de Jesus
Docência
Mediação dialético-pedagógica
Educação
Emancipação.
title_short A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
title_full A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
title_fullStr A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
title_full_unstemmed A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
title_sort A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
author Santos, Adriana Regina de Jesus
author_facet Santos, Adriana Regina de Jesus
Ferreira, Daniella Caroline R.R.
Silva, Thaise Pereira da
author_role author
author2 Ferreira, Daniella Caroline R.R.
Silva, Thaise Pereira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Regina de Jesus
Ferreira, Daniella Caroline R.R.
Silva, Thaise Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Mediação dialético-pedagógica
Educação
Emancipação.
topic Docência
Mediação dialético-pedagógica
Educação
Emancipação.
description  Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364
10.34117/bjdv.v7i5.30364
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364/23889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52347-52359
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52347-52359
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52347-52359
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534220517376