A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364 |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores. |
id |
VERACRUZ-0_8e3cbd077ed836d1c4c9b2af0e813541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30364 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflectionDocênciaMediação dialético-pedagógicaEducaçãoEmancipação. Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3036410.34117/bjdv.v7i5.30364Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52347-52359Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52347-52359Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52347-523592525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364/23889Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana Regina de JesusFerreira, Daniella Caroline R.R.Silva, Thaise Pereira da2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30364Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:07.792484Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
title |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
spellingShingle |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection Santos, Adriana Regina de Jesus Docência Mediação dialético-pedagógica Educação Emancipação. |
title_short |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
title_full |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
title_fullStr |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
title_full_unstemmed |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
title_sort |
A formação do professor mediador no contexto da educação básica: uma reflexão dialético-pedagógica / The training of the mediate teacher in the context of basic education: a dialectic-pedagogical reflection |
author |
Santos, Adriana Regina de Jesus |
author_facet |
Santos, Adriana Regina de Jesus Ferreira, Daniella Caroline R.R. Silva, Thaise Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Daniella Caroline R.R. Silva, Thaise Pereira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Regina de Jesus Ferreira, Daniella Caroline R.R. Silva, Thaise Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Mediação dialético-pedagógica Educação Emancipação. |
topic |
Docência Mediação dialético-pedagógica Educação Emancipação. |
description |
Este trabalho aborda a relação entre formação docente e mediação. Neste contexto, a mediação é entendida a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultual, que por sua vez apresenta possíveis caminhos para se compreender as relações que são estabelecidas entre professores e alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre a formação dos licenciados enquanto mediadores do conhecimento científico, tendo em vista a atuação do professor no cenário da educação básica, especificamente, nas escolas públicas que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais. O estudo é de análise teoria e de abordagem qualitativa. Entre os teóricos supracitados estão, Vygotsky (1999), Arnoni (2012), Saviani (2011), assim como outros autores que contribuem com a temática em questão por meio de seus escritos. A partir dessa discussão, busca-se contrapor a lógica neoliberal, que vem incentivando a propagação de pedagogias hegemônicas no contexto educacional e negando as formas clássicas de educação escolar. Para tanto, propõe-se apresentar a metodologia da mediação dialético-pedagógica, considerando-a como matriz da práxis educativa e, portanto um caminho para a superação de grandes desafios na formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364 10.34117/bjdv.v7i5.30364 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30364/23889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52347-52359 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52347-52359 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52347-52359 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534220517376 |