O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429 |
Resumo: | Este trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos. |
id |
VERACRUZ-0_8f9ffe61572cd3e648e7304bf481dae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51429 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internshipestágioformaçãopráxisEste trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142910.34117/bjdv8n8-264Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-589402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429/38582Copyright (c) 2022 Maria Marly de Oliveira Coelho, Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques, Elenir da Conceição Lima Nicácio, Rosa Mendonça de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria Marly de OliveiraMarques, Maria do Perpétuo Socorro DuarteNicácio, Elenir da Conceição LimaBrito, Rosa Mendonça de2022-08-29T14:58:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:27.795126Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
title |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
spellingShingle |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship Coelho, Maria Marly de Oliveira estágio formação práxis |
title_short |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
title_full |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
title_fullStr |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
title_full_unstemmed |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
title_sort |
O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship |
author |
Coelho, Maria Marly de Oliveira |
author_facet |
Coelho, Maria Marly de Oliveira Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte Nicácio, Elenir da Conceição Lima Brito, Rosa Mendonça de |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte Nicácio, Elenir da Conceição Lima Brito, Rosa Mendonça de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Maria Marly de Oliveira Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte Nicácio, Elenir da Conceição Lima Brito, Rosa Mendonça de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio formação práxis |
topic |
estágio formação práxis |
description |
Este trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429 10.34117/bjdv8n8-264 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429/38582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645609423339520 |