O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Marly de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte, Nicácio, Elenir da Conceição Lima, Brito, Rosa Mendonça de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429
Resumo: Este trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos.
id VERACRUZ-0_8f9ffe61572cd3e648e7304bf481dae5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51429
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internshipestágioformaçãopráxisEste trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142910.34117/bjdv8n8-264Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-589402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429/38582Copyright (c) 2022 Maria Marly de Oliveira Coelho, Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques, Elenir da Conceição Lima Nicácio, Rosa Mendonça de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria Marly de OliveiraMarques, Maria do Perpétuo Socorro DuarteNicácio, Elenir da Conceição LimaBrito, Rosa Mendonça de2022-08-29T14:58:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:27.795126Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
title O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
spellingShingle O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
Coelho, Maria Marly de Oliveira
estágio
formação
práxis
title_short O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
title_full O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
title_fullStr O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
title_full_unstemmed O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
title_sort O espaço e o tempo da construção da práxis docente no estágio supervisionado: The space and time for the construction of teaching praxis in the supervised internship
author Coelho, Maria Marly de Oliveira
author_facet Coelho, Maria Marly de Oliveira
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte
Nicácio, Elenir da Conceição Lima
Brito, Rosa Mendonça de
author_role author
author2 Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte
Nicácio, Elenir da Conceição Lima
Brito, Rosa Mendonça de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Marly de Oliveira
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte
Nicácio, Elenir da Conceição Lima
Brito, Rosa Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
formação
práxis
topic estágio
formação
práxis
description Este trabalho decorre das reflexões sobre os relatórios de estágio e das avaliações dos estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, efetivados no final do Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, da Faculdade de Educação, em 2018. Tem por objetivo apresentar os entendimentos dos alunos a respeito das condições do espaço onde foi desenvolvida a dimensão prática do estágio e sobre o tempo destinado ao mesmo. As análises realizadas a partir das narrativas colhidas através de documentos produzidos no final do estágio estão sustentadas em teóricos que tratam da temática, entre os quais: Franco (2012), Pimenta (2004), Perrenoud (2002), Nóvoa (2009), Roldão (2014), demonstram que o tempo foi suficiente para o desenvolvimento da prática pedagógica, mas alertam sobre a forma de organização do currículo que, segundo entendem, dificulta o desenvolvimento do estágio, especialmente por terem que cursar outras disciplinas concomitante com o estágio, o que leva a um acúmulo de atividades dificultando o desempenho dos mesmos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429
10.34117/bjdv8n8-264
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51429/38582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58927-58940
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645609423339520