A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Neiva Gallina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bueno, Aimê Cristine, Vaz, Fernanda Mendonça, Oliveira, Marynara, Vieira, Paulo, Pilarski, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359
Resumo: O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013).   
id VERACRUZ-0_8ff4d1f134b22a728ea6d75a588eda9f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39359
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child developmentEducação InfantilInteraçãoBrincadeiraDesenvolvimento Infantil.O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013).   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3935910.34117/bjdv7n11-169Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104186-104201Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104186-104201Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104186-1042012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaBueno, Aimê CristineVaz, Fernanda MendonçaOliveira, MarynaraVieira, PauloPilarski, Vanessa2021-12-01T11:17:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39359Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:39.467508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
title A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
spellingShingle A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
Mazzuco, Neiva Gallina
Educação Infantil
Interação
Brincadeira
Desenvolvimento Infantil.
title_short A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
title_full A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
title_fullStr A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
title_full_unstemmed A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
title_sort A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
author Mazzuco, Neiva Gallina
author_facet Mazzuco, Neiva Gallina
Bueno, Aimê Cristine
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
Vieira, Paulo
Pilarski, Vanessa
author_role author
author2 Bueno, Aimê Cristine
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
Vieira, Paulo
Pilarski, Vanessa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Neiva Gallina
Bueno, Aimê Cristine
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
Vieira, Paulo
Pilarski, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Interação
Brincadeira
Desenvolvimento Infantil.
topic Educação Infantil
Interação
Brincadeira
Desenvolvimento Infantil.
description O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013).   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359
10.34117/bjdv7n11-169
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104186-104201
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104186-104201
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104186-104201
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565720788992