A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359 |
Resumo: | O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013). |
id |
VERACRUZ-0_8ff4d1f134b22a728ea6d75a588eda9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39359 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child developmentEducação InfantilInteraçãoBrincadeiraDesenvolvimento Infantil.O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3935910.34117/bjdv7n11-169Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104186-104201Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104186-104201Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104186-1042012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaBueno, Aimê CristineVaz, Fernanda MendonçaOliveira, MarynaraVieira, PauloPilarski, Vanessa2021-12-01T11:17:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39359Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:39.467508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
title |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
spellingShingle |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development Mazzuco, Neiva Gallina Educação Infantil Interação Brincadeira Desenvolvimento Infantil. |
title_short |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
title_full |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
title_fullStr |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
title_full_unstemmed |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
title_sort |
A interação e a brincadeira como orientação para o desenvolvimento infantil / Interaction and play as guidelines for child development |
author |
Mazzuco, Neiva Gallina |
author_facet |
Mazzuco, Neiva Gallina Bueno, Aimê Cristine Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara Vieira, Paulo Pilarski, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Aimê Cristine Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara Vieira, Paulo Pilarski, Vanessa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzuco, Neiva Gallina Bueno, Aimê Cristine Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara Vieira, Paulo Pilarski, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Interação Brincadeira Desenvolvimento Infantil. |
topic |
Educação Infantil Interação Brincadeira Desenvolvimento Infantil. |
description |
O presente artigo é decorrente do trabalho desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel - PR, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto a uma escola campo de estágio de Educação Infantil e proporcionar uma compreensão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades na fase inicial dessa modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, que consiste na apreensão de como ocorre o desenvolvimento infantil e na busca de encaminhamentos teóricos e metodológicos para conduzir o processo de ensino e aprendizagem, realizamos, na escola, observações em salas de aula, encontros com a equipe pedagógica e professores, regências em uma turma de Educação Infantil I e em uma turma de Educação Infantil III, bem como desenvolvemos um projeto que integrou as crianças ao participarem da apreciação de uma peça teatral organizada e apresentada pelos acadêmicos. Nessa perspectiva, evidenciamos, neste texto, a importância da interação e do brincar no desenvolvimento infantil, além de tecermos algumas considerações a partir do trabalho pedagógico desenvolvido nas duas turmas mencionadas. Teoricamente, o estudo é pautado, sobretudo, em Arce (2013), Piorski (2016); Vigotski (2002) e Zinchenko (2012 apud ARCE, 2013). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359 10.34117/bjdv7n11-169 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39359/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104186-104201 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104186-104201 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104186-104201 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645565720788992 |