Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3020 |
Resumo: | Os avanços e a expansão do ensino técnico na política de educação profissional de Pernambuco e os incentivos ao ensino médio integral resultaram no aumento da oferta de unidades de Escolas Técnicas Estaduais, e nos últimos anos mais voltado ao interior do estado. Objetiva-se analisar o processo de funcionamento das unidades do Sertão que contemplam cursos de Agroecologia, Agropecuária e Meio Ambiente e verificar a adequação dos cursos ofertados e seus componentes curriculares para o atendimento das demandas produtivas do setor agropecuário destes municípios. O modelo de processo é utilizado para análise de políticas públicas, e neste estudo visa compreender o funcionamento das instituições de ensino técnico para o setor agrícola em relação ao que foi planejado, como está sendo implementado e os agentes participantes desse processo, bem como a execução da política pública. Desta forma, as implicações desta abordagem se dão no alcance dos objetivos da política estadual de educação embasada em um planejamento que segue as etapas de funcionamento das unidades de ensino voltadas à capacitação profissional atrelada a formação educacional básica do estudante no tocante dos potenciais produtivos das localidades onde são ofertados. |
id |
VERACRUZ-0_9025322f7d07333e5786efce80a5d7a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3020 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de PernambucoPolítica PúblicaEducação ProfissionalSertão PernambucanoModelo de Processo.Os avanços e a expansão do ensino técnico na política de educação profissional de Pernambuco e os incentivos ao ensino médio integral resultaram no aumento da oferta de unidades de Escolas Técnicas Estaduais, e nos últimos anos mais voltado ao interior do estado. Objetiva-se analisar o processo de funcionamento das unidades do Sertão que contemplam cursos de Agroecologia, Agropecuária e Meio Ambiente e verificar a adequação dos cursos ofertados e seus componentes curriculares para o atendimento das demandas produtivas do setor agropecuário destes municípios. O modelo de processo é utilizado para análise de políticas públicas, e neste estudo visa compreender o funcionamento das instituições de ensino técnico para o setor agrícola em relação ao que foi planejado, como está sendo implementado e os agentes participantes desse processo, bem como a execução da política pública. Desta forma, as implicações desta abordagem se dão no alcance dos objetivos da política estadual de educação embasada em um planejamento que segue as etapas de funcionamento das unidades de ensino voltadas à capacitação profissional atrelada a formação educacional básica do estudante no tocante dos potenciais produtivos das localidades onde são ofertados. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/302010.34117/bjdv5n9-008Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 13727-13749Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 13727-13749Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 13727-137492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3020/2958Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Eukennya deBarbosa, Silva PereiraVital, Tales WanderleyXavier, Maria Gilca Pinto2019-10-01T19:29:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3020Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:05.322383Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
title |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
spellingShingle |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco Araújo, Eukennya de Política Pública Educação Profissional Sertão Pernambucano Modelo de Processo. |
title_short |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
title_full |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
title_fullStr |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
title_sort |
Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco |
author |
Araújo, Eukennya de |
author_facet |
Araújo, Eukennya de Barbosa, Silva Pereira Vital, Tales Wanderley Xavier, Maria Gilca Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Silva Pereira Vital, Tales Wanderley Xavier, Maria Gilca Pinto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Eukennya de Barbosa, Silva Pereira Vital, Tales Wanderley Xavier, Maria Gilca Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Pública Educação Profissional Sertão Pernambucano Modelo de Processo. |
topic |
Política Pública Educação Profissional Sertão Pernambucano Modelo de Processo. |
description |
Os avanços e a expansão do ensino técnico na política de educação profissional de Pernambuco e os incentivos ao ensino médio integral resultaram no aumento da oferta de unidades de Escolas Técnicas Estaduais, e nos últimos anos mais voltado ao interior do estado. Objetiva-se analisar o processo de funcionamento das unidades do Sertão que contemplam cursos de Agroecologia, Agropecuária e Meio Ambiente e verificar a adequação dos cursos ofertados e seus componentes curriculares para o atendimento das demandas produtivas do setor agropecuário destes municípios. O modelo de processo é utilizado para análise de políticas públicas, e neste estudo visa compreender o funcionamento das instituições de ensino técnico para o setor agrícola em relação ao que foi planejado, como está sendo implementado e os agentes participantes desse processo, bem como a execução da política pública. Desta forma, as implicações desta abordagem se dão no alcance dos objetivos da política estadual de educação embasada em um planejamento que segue as etapas de funcionamento das unidades de ensino voltadas à capacitação profissional atrelada a formação educacional básica do estudante no tocante dos potenciais produtivos das localidades onde são ofertados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3020 10.34117/bjdv5n9-008 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3020 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3020/2958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 13727-13749 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 13727-13749 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 13727-13749 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645422712848384 |