A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-620 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848 |
Resumo: | O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências. |
id |
VERACRUZ-0_90671c8099eac7c9a06b7711b4d86209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10848 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school contextInteligências múltiplasEducaçãoAprendizagem.O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1084810.34117/bjdv6n5-620Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32403-32413Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32403-32413Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32403-324132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848/9073Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elaine Conceição daSalazar, Jailly FelixTavares, RicarteArruda, Aziel Alves deSantos, Franciele Monique Scopetc dos2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10848Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:55.447454Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
title |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
spellingShingle |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context Silva, Elaine Conceição da Inteligências múltiplas Educação Aprendizagem. Silva, Elaine Conceição da Inteligências múltiplas Educação Aprendizagem. |
title_short |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
title_full |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
title_fullStr |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
title_full_unstemmed |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
title_sort |
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context |
author |
Silva, Elaine Conceição da |
author_facet |
Silva, Elaine Conceição da Silva, Elaine Conceição da Salazar, Jailly Felix Tavares, Ricarte Arruda, Aziel Alves de Santos, Franciele Monique Scopetc dos Salazar, Jailly Felix Tavares, Ricarte Arruda, Aziel Alves de Santos, Franciele Monique Scopetc dos |
author_role |
author |
author2 |
Salazar, Jailly Felix Tavares, Ricarte Arruda, Aziel Alves de Santos, Franciele Monique Scopetc dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elaine Conceição da Salazar, Jailly Felix Tavares, Ricarte Arruda, Aziel Alves de Santos, Franciele Monique Scopetc dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligências múltiplas Educação Aprendizagem. |
topic |
Inteligências múltiplas Educação Aprendizagem. |
description |
O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848 10.34117/bjdv6n5-620 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848/9073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32403-32413 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32403-32413 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32403-32413 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726189117440 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-620 |