A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Conceição da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salazar, Jailly Felix, Tavares, Ricarte, Arruda, Aziel Alves de, Santos, Franciele Monique Scopetc dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n5-620
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848
Resumo: O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências.  
id VERACRUZ-0_90671c8099eac7c9a06b7711b4d86209
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10848
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school contextInteligências múltiplasEducaçãoAprendizagem.O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1084810.34117/bjdv6n5-620Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32403-32413Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32403-32413Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32403-324132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848/9073Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elaine Conceição daSalazar, Jailly FelixTavares, RicarteArruda, Aziel Alves deSantos, Franciele Monique Scopetc dos2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10848Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:55.447454Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
title A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
spellingShingle A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
Silva, Elaine Conceição da
Inteligências múltiplas
Educação
Aprendizagem.
Silva, Elaine Conceição da
Inteligências múltiplas
Educação
Aprendizagem.
title_short A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
title_full A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
title_fullStr A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
title_full_unstemmed A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
title_sort A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar / The importance of multiple intelligences in the teaching and learning process in the school context
author Silva, Elaine Conceição da
author_facet Silva, Elaine Conceição da
Silva, Elaine Conceição da
Salazar, Jailly Felix
Tavares, Ricarte
Arruda, Aziel Alves de
Santos, Franciele Monique Scopetc dos
Salazar, Jailly Felix
Tavares, Ricarte
Arruda, Aziel Alves de
Santos, Franciele Monique Scopetc dos
author_role author
author2 Salazar, Jailly Felix
Tavares, Ricarte
Arruda, Aziel Alves de
Santos, Franciele Monique Scopetc dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Conceição da
Salazar, Jailly Felix
Tavares, Ricarte
Arruda, Aziel Alves de
Santos, Franciele Monique Scopetc dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Educação
Aprendizagem.
topic Inteligências múltiplas
Educação
Aprendizagem.
description O contexto educacional contemporâneo está vinculado a novas propostas que visam a ressignificação do processo ensino aprendizagem, com isso vem se ampliando as discursões acerca da utilização da teoria de Howard Gardner, o qual salienta que a inteligência não se limita apenas a uma e que o ser humano possui distintas habilidades, constituídas socialmente. Partindo desse pressuposto, o estudo objetiva averiguar a importância das múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem, pois, há uma diversidade de conhecimentos na sociedade, no entanto é notória a fragilidade do sistema avaliativo que busca mensurar a inteligência dos educandos. Desse modo, a investigação demostra resultados através de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com professores que lecionam no município de Timbiras/MA. A análise foi feita através de algumas revisões bibliográficas sobre o presente tema, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Antunes (2006), Bernnand; Vasconcelos (2005), Cury (2019), Gardner (2010) e Smole (1999). Desse modo verificouse que os docentes conhecem a teoria das inteligências múltiplas e sua importância, buscando sempre alternativas para não frustrar a aprendizagem dos alunos e se prender a apenas alguns tipos de inteligências.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848
10.34117/bjdv6n5-620
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10848/9073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32403-32413
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32403-32413
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32403-32413
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726189117440
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n5-620