Intervenções psicoeducacionais sobre a dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita em crianças/ Psychoeducational interventions on the difficulty of learning and writing learning in children
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26675 |
Resumo: | Este estudo apresenta intervenções psicoeducacionais oferecidas a crianças com dificuldade de leitura e escrita e seus pais/responsáveis em clínica escola de Psicologia, baseadas nas evidências levantadas na literatura; A avaliação da eficiência e eficácia das intervenções realizadas; A articulação da oferta de serviço à comunidade de baixa renda com o desenvolvimento de tecnologias de intervenção especializadas à dificuldade de leitura e escrita e a formação de psicólogos profissionais cientistas que possam atender às demandas brasileiras na área de Aprendizagem e Educação. Participaram da pesquisa 14 crianças entre 8 a 13 anos com diagnóstico de dificuldade na aprendizagem em leitura e escrita, matriculadas no Ciclo 1 do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana, e seus pais ou familiares responsáveis. Os participantes foram encaminhados para atendimento em Clínica-Escola de Psicologia com queixa relacionada à dificuldade na aprendizagem de leitura e escrita. Foram excluídas crianças com diagnóstico de Transtornos Global do Desenvolvimento e/ou deficiências intelectuais. Para a seleção e caracterização dos participantes foram utilizadas as fichas de prontuário e triagem coletadas na Clínica-Escola. Para a avaliação dos repertórios acadêmicos foram utilizadas os seguintes instrumentos: Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC); Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF); Teste de Desempenho Escolar (TDE) e Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC). O baixo desempenho apresentado pelos participantes na avaliação do repertório acadêmico embasou a seleção e justificativa desses participantes ao estudo. Após o seguimento dos procedimentos éticos recomendados, foi dado início as intervenções que aconteceram em sessões de grupo do PIPA (Programa de Intervenção Psicológica Centrada na Aprendizagem). Houveram 2 grupos que aconteceram de fevereiro a novembro de 2017 nas dependências do Centro de Psicologia. Foram realizadas um total de 26 sessões semanais às segundas feiras (grupo 1) e 21 sessões semanais às quintas feiras (grupo 2). As sessões tinham duração de 1 hora e 30 minutos cada. A intervenção com o grupo de pais foi planejada centrada em três eixos principais, tendo em vista a demanda referida pelos pais: 1) intervenção em habilidades sociais (Bolsoni & Silva, 2007); 2) estilos parentais (Gomide, 2006) e; 3) direitos humanos básicos. A intervenção com o grupo de crianças foi planejada focando em dois eixos principais, tendo em vista a queixa relatada pelos pais: 1) intervenção com método fônico, objetivando intervir nas habilidades de leitura e escrita e; 2) intervenção em habilidades sociais. |
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