Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudemir Cosme da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285
Resumo: O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania.
id VERACRUZ-0_913738912a11d920db04620c94ccc19d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9285
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary schoolInformática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/928510.34117/bjdv6n4-366Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21668-21676Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21668-21676Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21668-216762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285/9251Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudemir Cosme daNascimento, Renata Makelly Tomaz do2020-07-22T23:35:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9285Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:11.680512Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
title Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
spellingShingle Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
Silva, Claudemir Cosme da
Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.
title_short Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
title_full Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
title_fullStr Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
title_full_unstemmed Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
title_sort Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
author Silva, Claudemir Cosme da
author_facet Silva, Claudemir Cosme da
Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
author_role author
author2 Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudemir Cosme da
Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
dc.subject.por.fl_str_mv Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.
topic Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.
description O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285
10.34117/bjdv6n4-366
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285/9251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21668-21676
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21668-21676
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21668-21676
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448945074176