Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285 |
Resumo: | O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania. |
id |
VERACRUZ-0_913738912a11d920db04620c94ccc19d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9285 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary schoolInformática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/928510.34117/bjdv6n4-366Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21668-21676Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21668-21676Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21668-216762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285/9251Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudemir Cosme daNascimento, Renata Makelly Tomaz do2020-07-22T23:35:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9285Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:11.680512Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
title |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
spellingShingle |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school Silva, Claudemir Cosme da Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral. |
title_short |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
title_full |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
title_fullStr |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
title_full_unstemmed |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
title_sort |
Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school |
author |
Silva, Claudemir Cosme da |
author_facet |
Silva, Claudemir Cosme da Nascimento, Renata Makelly Tomaz do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Renata Makelly Tomaz do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudemir Cosme da Nascimento, Renata Makelly Tomaz do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral. |
topic |
Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral. |
description |
O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285 10.34117/bjdv6n4-366 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9285/9251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21668-21676 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21668-21676 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21668-21676 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448945074176 |