Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos. |
id |
VERACRUZ-0_9170f61904677df3b4405bfef482ff8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3184 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubricAvaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica.A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/318410.34117/bjdv5n9-089Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14911-14921Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14911-14921Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14911-149212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184/3082Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaritá, Edilson CarlosLopes, Carmen Silvia GonçalvesSilva, Silvia Sidnéia daLehfeld, Neide Aparecida de Souza2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3184Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:10.135172Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
title |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric Caritá, Edilson Carlos Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica. |
title_short |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
title_full |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric |
author |
Caritá, Edilson Carlos |
author_facet |
Caritá, Edilson Carlos Lopes, Carmen Silvia Gonçalves Silva, Silvia Sidnéia da Lehfeld, Neide Aparecida de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Carmen Silvia Gonçalves Silva, Silvia Sidnéia da Lehfeld, Neide Aparecida de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caritá, Edilson Carlos Lopes, Carmen Silvia Gonçalves Silva, Silvia Sidnéia da Lehfeld, Neide Aparecida de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica. |
topic |
Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica. |
description |
A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184 10.34117/bjdv5n9-089 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184/3082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14911-14921 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14911-14921 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14911-14921 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423422734336 |