Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caritá, Edilson Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Carmen Silvia Gonçalves, Silva, Silvia Sidnéia da, Lehfeld, Neide Aparecida de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos.
id VERACRUZ-0_9170f61904677df3b4405bfef482ff8e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3184
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubricAvaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica.A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/318410.34117/bjdv5n9-089Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14911-14921Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14911-14921Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14911-149212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184/3082Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaritá, Edilson CarlosLopes, Carmen Silvia GonçalvesSilva, Silvia Sidnéia daLehfeld, Neide Aparecida de Souza2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3184Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:10.135172Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
title Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
spellingShingle Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
Caritá, Edilson Carlos
Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica.
title_short Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
title_full Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
title_fullStr Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
title_sort Avaliação da aprendizagem por meio de rubrica em curso de engenharia de produção/Assessment of learning through ongoing production engineering rubric
author Caritá, Edilson Carlos
author_facet Caritá, Edilson Carlos
Lopes, Carmen Silvia Gonçalves
Silva, Silvia Sidnéia da
Lehfeld, Neide Aparecida de Souza
author_role author
author2 Lopes, Carmen Silvia Gonçalves
Silva, Silvia Sidnéia da
Lehfeld, Neide Aparecida de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caritá, Edilson Carlos
Lopes, Carmen Silvia Gonçalves
Silva, Silvia Sidnéia da
Lehfeld, Neide Aparecida de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica.
topic Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Engenharia. Rubrica.
description A avaliação da aprendizagem é um dos contextos mais complexos no processo ensino-aprendizagem, pois o professor precisa estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar as atividades de seus educandos e, por meio deles, verificar se o aluno adquiriu as habilidades e/ou competências previstas no plano de ensino da disciplina e no projeto pedagógico do curso. O objetivo desse estudo é apresentar o uso de rubrica para avaliação de atividades extraclasse de uma disciplina semipresencial de um Curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. A rubrica foi implantada com o propósito de balizar a avaliação das atividades que foram realizadas extraclasse pelos educandos. Para cada atividade foi apresentada uma contextualização detalhada para descrever como deveria ser realizada e na sequência apresentada a rubrica, que explicitava a pontuação que o educando obteria, conforme as etapas cumpridas. Pode-se considerar que por meio da rubrica o educando consegue estimar previamente sua nota, pois de acordo com o cumprimento das etapas obterá pontuações específicas. O professor pode avaliar as atividades de forma objetiva e equitativa, além de identificar em quais etapas os alunos tiveram dificuldades, facilitando o planejamento do processo de recuperação e de feedback. Ressalta-se ainda que a rubrica minimiza pedidos de recorreções das avaliações, pois os critérios avaliativos são explícitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184
10.34117/bjdv5n9-089
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3184/3082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14911-14921
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14911-14921
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14911-14921
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423422734336