A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Enoc José da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como a excursão geográfica no ensino de Geografia é um importante recurso didático que pode romper a dicotomia entre a escola e a vila real dos alunos, podendo contribuir para a produção coletiva do saber e sua socialização.  A excursão, como instrumento de observação de espaço geográfico, é um caminho para despertar noções de cidadania e além de um grande número de outras competências, pois a aula de campo de geografia é o espaço onde se investiga e se discute a passagem que construímos com nossos atos a cada dia e o aluno deve compreender sua importância é ter a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensa essa realidade que ele está inserido. As excursões tornam mais agradáveis e produtivas as aulas não só de geografia, mas de outras disciplinas, resgatando o interesse dos alunos em aprender, progredindo não só dentro da escola mais progredir para vida.
id VERACRUZ-0_91e5bebf981fb8162431d64c5ad2ba10
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5539
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teachingexcursão geográfica no ensino de geografiarecurso didático.Este artigo tem como objetivo analisar como a excursão geográfica no ensino de Geografia é um importante recurso didático que pode romper a dicotomia entre a escola e a vila real dos alunos, podendo contribuir para a produção coletiva do saber e sua socialização.  A excursão, como instrumento de observação de espaço geográfico, é um caminho para despertar noções de cidadania e além de um grande número de outras competências, pois a aula de campo de geografia é o espaço onde se investiga e se discute a passagem que construímos com nossos atos a cada dia e o aluno deve compreender sua importância é ter a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensa essa realidade que ele está inserido. As excursões tornam mais agradáveis e produtivas as aulas não só de geografia, mas de outras disciplinas, resgatando o interesse dos alunos em aprender, progredindo não só dentro da escola mais progredir para vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/553910.34117/bjdv5n12-255Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31667-31675Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31667-31675Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31667-316752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539/5027Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Enoc José daCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5539Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:23.103829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
title A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
spellingShingle A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
Silva, Enoc José da
excursão geográfica no ensino de geografia
recurso didático.
title_short A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
title_full A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
title_fullStr A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
title_full_unstemmed A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
title_sort A excursão geográfica como recurso didático No ensino de geogragia / Geographical tour as a teaching resource in geography teaching
author Silva, Enoc José da
author_facet Silva, Enoc José da
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Enoc José da
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv excursão geográfica no ensino de geografia
recurso didático.
topic excursão geográfica no ensino de geografia
recurso didático.
description Este artigo tem como objetivo analisar como a excursão geográfica no ensino de Geografia é um importante recurso didático que pode romper a dicotomia entre a escola e a vila real dos alunos, podendo contribuir para a produção coletiva do saber e sua socialização.  A excursão, como instrumento de observação de espaço geográfico, é um caminho para despertar noções de cidadania e além de um grande número de outras competências, pois a aula de campo de geografia é o espaço onde se investiga e se discute a passagem que construímos com nossos atos a cada dia e o aluno deve compreender sua importância é ter a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensa essa realidade que ele está inserido. As excursões tornam mais agradáveis e produtivas as aulas não só de geografia, mas de outras disciplinas, resgatando o interesse dos alunos em aprender, progredindo não só dentro da escola mais progredir para vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539
10.34117/bjdv5n12-255
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539/5027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31667-31675
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31667-31675
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31667-31675
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434291224576