Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n10-050 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778 |
Resumo: | É sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono. |
id |
VERACRUZ-0_935d06201e648a695320514dd3ac6443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52778 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autismhigiene do sonoinclusãoautismodesenho universal para aprendizagemÉ sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5277810.34117/bjdv8n10-050Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65667-65682Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65667-65682Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65667-656822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778/39355Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDubiela, Francisco PaulinoBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monteda Silva, Rudney2022-10-28T18:00:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52778Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:53.459624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
title |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
spellingShingle |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism Dubiela, Francisco Paulino higiene do sono inclusão autismo desenho universal para aprendizagem Dubiela, Francisco Paulino higiene do sono inclusão autismo desenho universal para aprendizagem |
title_short |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
title_full |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
title_fullStr |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
title_sort |
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism |
author |
Dubiela, Francisco Paulino |
author_facet |
Dubiela, Francisco Paulino Dubiela, Francisco Paulino Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte da Silva, Rudney Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte da Silva, Rudney |
author_role |
author |
author2 |
Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte da Silva, Rudney |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dubiela, Francisco Paulino Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte da Silva, Rudney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
higiene do sono inclusão autismo desenho universal para aprendizagem |
topic |
higiene do sono inclusão autismo desenho universal para aprendizagem |
description |
É sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778 10.34117/bjdv8n10-050 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778/39355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65667-65682 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65667-65682 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65667-65682 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183698010734592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-050 |