Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dubiela, Francisco Paulino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte, da Silva, Rudney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n10-050
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778
Resumo: É sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono.
id VERACRUZ-0_935d06201e648a695320514dd3ac6443
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52778
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autismhigiene do sonoinclusãoautismodesenho universal para aprendizagemÉ sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5277810.34117/bjdv8n10-050Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65667-65682Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65667-65682Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65667-656822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778/39355Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDubiela, Francisco PaulinoBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monteda Silva, Rudney2022-10-28T18:00:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52778Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:53.459624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
title Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
spellingShingle Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
Dubiela, Francisco Paulino
higiene do sono
inclusão
autismo
desenho universal para aprendizagem
Dubiela, Francisco Paulino
higiene do sono
inclusão
autismo
desenho universal para aprendizagem
title_short Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
title_full Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
title_fullStr Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
title_full_unstemmed Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
title_sort Aprendendo a dormir melhor: projetando um guia virtual acessível para crianças e adolescentes com ou sem autismo: Learning how to sleep better: developing of a virtual guide acessible to children and teenagers with or without autism
author Dubiela, Francisco Paulino
author_facet Dubiela, Francisco Paulino
Dubiela, Francisco Paulino
Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte
da Silva, Rudney
Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte
da Silva, Rudney
author_role author
author2 Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte
da Silva, Rudney
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dubiela, Francisco Paulino
Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte
da Silva, Rudney
dc.subject.por.fl_str_mv higiene do sono
inclusão
autismo
desenho universal para aprendizagem
topic higiene do sono
inclusão
autismo
desenho universal para aprendizagem
description É sabido que hábitos inadequados de sono repercutem negativamente na vida diária, resultando na diminuição de motivação, sonolência excessiva, prejuízos de memória e mudanças de humor. Problemas de sono são frequentes na infância e adolescência, e ainda mais prevalentes em indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA). A proposta do presente trabalho é realizar uma revisão sobre os principais problemas de sono entre crianças e adolescentes com e sem TEA, bem como destacar os tratamentos comportamentais mais promissores para estes problemas, e projetar um guia virtual informativo, baseado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando reforçar a higiene do sono.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778
10.34117/bjdv8n10-050
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52778/39355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Paulino Dubiela, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Rudney da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65667-65682
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65667-65682
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65667-65682
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183698010734592
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n10-050