Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289 |
Resumo: | Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. |
id |
VERACRUZ-0_9395ae61cfa3877dc94a5e603f08ad1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1289 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teacherstarefastarefas matemáticasprofessoresprática pedagógica.Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/128910.34117/bjdv5n3-1289Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 2416-2440Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 2416-2440Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 2416-24402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289/1164Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnríquez, Jakeline Amparo Villota2019-03-18T20:19:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1289Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:18.878303Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
title |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
spellingShingle |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers Enríquez, Jakeline Amparo Villota tarefas tarefas matemáticas professores prática pedagógica. |
title_short |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
title_full |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
title_fullStr |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
title_full_unstemmed |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
title_sort |
Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers |
author |
Enríquez, Jakeline Amparo Villota |
author_facet |
Enríquez, Jakeline Amparo Villota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enríquez, Jakeline Amparo Villota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tarefas tarefas matemáticas professores prática pedagógica. |
topic |
tarefas tarefas matemáticas professores prática pedagógica. |
description |
Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289 10.34117/bjdv5n3-1289 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n3-1289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289/1164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 2416-2440 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 2416-2440 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 2416-2440 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415838384128 |