Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enríquez, Jakeline Amparo Villota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289
Resumo: Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. 
id VERACRUZ-0_9395ae61cfa3877dc94a5e603f08ad1b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1289
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teacherstarefastarefas matemáticasprofessoresprática pedagógica.Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/128910.34117/bjdv5n3-1289Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 2416-2440Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 2416-2440Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 2416-24402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289/1164Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnríquez, Jakeline Amparo Villota2019-03-18T20:19:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1289Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:18.878303Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
title Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
spellingShingle Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
Enríquez, Jakeline Amparo Villota
tarefas
tarefas matemáticas
professores
prática pedagógica.
title_short Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
title_full Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
title_fullStr Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
title_full_unstemmed Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
title_sort Tarefas matemáticas: um olhar desde a formação de professores de matemáticas / Mathematical tasks: a look from the training of math teachers
author Enríquez, Jakeline Amparo Villota
author_facet Enríquez, Jakeline Amparo Villota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enríquez, Jakeline Amparo Villota
dc.subject.por.fl_str_mv tarefas
tarefas matemáticas
professores
prática pedagógica.
topic tarefas
tarefas matemáticas
professores
prática pedagógica.
description Este artigo consiste em relacionar as tarefas matemáticas com os professores de matemáticas mediante sua prática pedagógica, onde exitem elementos como: estrutura da tarefa, contexto e nível de cognição, os quais jogam um papel fundamental antes, durante e depois do processo de implementação das tarefas. Mediante uma análise documental da literatura relacionada com o tema, o artigo se fundamenta numa revisão de literatura levantada a partir de materiais científicos. Em consecuencia, conceitua-se as tarefas matemáticas e e caracterizam-se seus elementos, dimensões, estratégias e variações, analisando-las desde a formação de professores de matemáticas. As tarefas matemáticas fazem parte dos multiplex materiais curriculares que utiliza o professor na sua práctica pedagógica com o proprosito de fortalecer a aprendizagem das matemáticas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289
10.34117/bjdv5n3-1289
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n3-1289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1289/1164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 2416-2440
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 2416-2440
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 2416-2440
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415838384128