O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34139 |
Resumo: | No Brasil, a busca de qualificação, como via de acesso ao ensino superior privado tem sido o slogan predileto dos marqueteiros[1]. Nessa linha, os apelos publicitários ressaltam a inclusão social, a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, a garantia de melhores salários e consequente diminuição das desigualdades sociais. Com esse estudo, pretendemos analisar a expansão das Instituições do Ensino Superior, privadas (IES) nos últimos sete anos, tendo como ponto de partida, o número total de matrículas no ensino superior (público e privado) em 2003 no Brasil abrindo espaço a um diálogo entre a avaliação do ensino superior em Portugal e na China. Para tal, adotamos como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa, através da revisão da literatura sobre o tema e documentos expostos em sites governamentais: MEC, INEP, IBGE em uma das unidades federativas brasileira, o estado de Alagoas como aporte para sustentação do estudo[2].[1] Gíria utilizada no Brasil quando se faz referência as pessoas responsáveis pelas publicidades[2] Estudo apresentado no Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.5-8, set/2015 | www.educonse.com.br/ixcoloquio |
id |
VERACRUZ-0_947f3a61d671f7a7e20880531332903c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34139 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in AlagoasEnsino Superior. Avaliação de qualidade. Mercadoria.No Brasil, a busca de qualificação, como via de acesso ao ensino superior privado tem sido o slogan predileto dos marqueteiros[1]. Nessa linha, os apelos publicitários ressaltam a inclusão social, a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, a garantia de melhores salários e consequente diminuição das desigualdades sociais. Com esse estudo, pretendemos analisar a expansão das Instituições do Ensino Superior, privadas (IES) nos últimos sete anos, tendo como ponto de partida, o número total de matrículas no ensino superior (público e privado) em 2003 no Brasil abrindo espaço a um diálogo entre a avaliação do ensino superior em Portugal e na China. Para tal, adotamos como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa, através da revisão da literatura sobre o tema e documentos expostos em sites governamentais: MEC, INEP, IBGE em uma das unidades federativas brasileira, o estado de Alagoas como aporte para sustentação do estudo[2].[1] Gíria utilizada no Brasil quando se faz referência as pessoas responsáveis pelas publicidades[2] Estudo apresentado no Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.5-8, set/2015 | www.educonse.com.br/ixcoloquioBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3413910.34117/bjdv7n7-192Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78544-78555Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78544-78555Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78544-785552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34139/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros, Rosana Munizde Macêdo, Joana D’Arc Ferreira2021-09-16T20:49:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34139Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:54.476713Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
title |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
spellingShingle |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas de Medeiros, Rosana Muniz Ensino Superior. Avaliação de qualidade. Mercadoria. |
title_short |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
title_full |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
title_fullStr |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
title_full_unstemmed |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
title_sort |
O Mercado Massificado do Ensino Superior Privado em Alagoas / The Mass Market for Private Higher Education in Alagoas |
author |
de Medeiros, Rosana Muniz |
author_facet |
de Medeiros, Rosana Muniz de Macêdo, Joana D’Arc Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
de Macêdo, Joana D’Arc Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros, Rosana Muniz de Macêdo, Joana D’Arc Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Avaliação de qualidade. Mercadoria. |
topic |
Ensino Superior. Avaliação de qualidade. Mercadoria. |
description |
No Brasil, a busca de qualificação, como via de acesso ao ensino superior privado tem sido o slogan predileto dos marqueteiros[1]. Nessa linha, os apelos publicitários ressaltam a inclusão social, a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, a garantia de melhores salários e consequente diminuição das desigualdades sociais. Com esse estudo, pretendemos analisar a expansão das Instituições do Ensino Superior, privadas (IES) nos últimos sete anos, tendo como ponto de partida, o número total de matrículas no ensino superior (público e privado) em 2003 no Brasil abrindo espaço a um diálogo entre a avaliação do ensino superior em Portugal e na China. Para tal, adotamos como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa, através da revisão da literatura sobre o tema e documentos expostos em sites governamentais: MEC, INEP, IBGE em uma das unidades federativas brasileira, o estado de Alagoas como aporte para sustentação do estudo[2].[1] Gíria utilizada no Brasil quando se faz referência as pessoas responsáveis pelas publicidades[2] Estudo apresentado no Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.5-8, set/2015 | www.educonse.com.br/ixcoloquio |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34139 10.34117/bjdv7n7-192 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34139 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34139/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78544-78555 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78544-78555 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78544-78555 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645550713569280 |