Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jadir Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Elton Anderson dos S., Bessa, Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3120
Resumo: No contexto educacional brasileiro, os debates acerca da crise nos processos de ensino-aprendizagem e da necessidade de mudanças na educação básica, vêm associados à premência de modificações na formação inicial de professores. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem a busca de novas abordagens curriculares e propostas de metodologias ativas. A metodologia da problematização possibilita a participação ativa do estudante na construção significativa do conhecimento. O princípio elementar da metodologia da problematização se baseia no desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e na proposição / estruturação de soluções viáveis. Constitui-se em um método de resolução de problemas que estimula o raciocínio, a exploração lógica dos dados e a generalização, priorizando o desenvolvimento de habilidades intelectuais dos discentes e docentes evolvidos nesse processo. O presente relato constitui parte de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de apresentar vivencias da metodologia de problematização em disciplinas do Ensino Superior. Participaram 90 estudantes do primeiro e sétimo períodos dos cursos de História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Formosa. A pesquisa tem sido desenvolvida com o suporte dos pressupostos teóricos metodológicos desenvolvidos pela professora Neusi Berbel. Foi organizada uma sequência de atividades inspiradas nos princípios da metodologia da problematização e na sua transposição para o cotidiano dos discentes dos períodos iniciais e finais dos cursos de Licenciatura em História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa (UEG). Os discentes depararam-se com uma proposta de ensino-aprendizagem reflexivo e desafiador em contatos diretos com sua realidade concreta, privilegiando a investigação, estruturação/sistematização dos dados da pesquisa realizada no seu ambiente de formação, de forma a aprofundar a reflexão pedagógica; vivenciaram novas experiências e depararam-se com situações e circunstâncias desafiadoras para sua própria ação nos processos de ensino-aprendizagem. O comprometimento/envolvimento dos discentes otimizou tanto os processos de investigação, como de reflexão e discussão dos temas estudados. Enfim, verificou-se que a metodologia de problematização apresenta-se como uma alternativa consistente para a aprendizagem e a construção da identidade profissional docente.
id VERACRUZ-0_94ded2f473f647948e61a2791d042ba1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3120
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rightsMetodologia da problematizaçãopedagogiaensino aprendizagem.No contexto educacional brasileiro, os debates acerca da crise nos processos de ensino-aprendizagem e da necessidade de mudanças na educação básica, vêm associados à premência de modificações na formação inicial de professores. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem a busca de novas abordagens curriculares e propostas de metodologias ativas. A metodologia da problematização possibilita a participação ativa do estudante na construção significativa do conhecimento. O princípio elementar da metodologia da problematização se baseia no desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e na proposição / estruturação de soluções viáveis. Constitui-se em um método de resolução de problemas que estimula o raciocínio, a exploração lógica dos dados e a generalização, priorizando o desenvolvimento de habilidades intelectuais dos discentes e docentes evolvidos nesse processo. O presente relato constitui parte de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de apresentar vivencias da metodologia de problematização em disciplinas do Ensino Superior. Participaram 90 estudantes do primeiro e sétimo períodos dos cursos de História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Formosa. A pesquisa tem sido desenvolvida com o suporte dos pressupostos teóricos metodológicos desenvolvidos pela professora Neusi Berbel. Foi organizada uma sequência de atividades inspiradas nos princípios da metodologia da problematização e na sua transposição para o cotidiano dos discentes dos períodos iniciais e finais dos cursos de Licenciatura em História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa (UEG). Os discentes depararam-se com uma proposta de ensino-aprendizagem reflexivo e desafiador em contatos diretos com sua realidade concreta, privilegiando a investigação, estruturação/sistematização dos dados da pesquisa realizada no seu ambiente de formação, de forma a aprofundar a reflexão pedagógica; vivenciaram novas experiências e depararam-se com situações e circunstâncias desafiadoras para sua própria ação nos processos de ensino-aprendizagem. O comprometimento/envolvimento dos discentes otimizou tanto os processos de investigação, como de reflexão e discussão dos temas estudados. Enfim, verificou-se que a metodologia de problematização apresenta-se como uma alternativa consistente para a aprendizagem e a construção da identidade profissional docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/312010.34117/bjdv5n9-060Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14528-14542Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14528-14542Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14528-145422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3120/3031Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jadir GonçalvesCastro, Elton Anderson dos S.Bessa, Sonia2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3120Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.427633Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
title Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
spellingShingle Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
Rodrigues, Jadir Gonçalves
Metodologia da problematização
pedagogia
ensino aprendizagem.
title_short Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
title_full Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
title_fullStr Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
title_sort Aplicação da metodologia da problematização na disciplina de diversidade, cidadania e direitos / Application of problem methodology in the discipline of diversity, citizenship and rights
author Rodrigues, Jadir Gonçalves
author_facet Rodrigues, Jadir Gonçalves
Castro, Elton Anderson dos S.
Bessa, Sonia
author_role author
author2 Castro, Elton Anderson dos S.
Bessa, Sonia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jadir Gonçalves
Castro, Elton Anderson dos S.
Bessa, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia da problematização
pedagogia
ensino aprendizagem.
topic Metodologia da problematização
pedagogia
ensino aprendizagem.
description No contexto educacional brasileiro, os debates acerca da crise nos processos de ensino-aprendizagem e da necessidade de mudanças na educação básica, vêm associados à premência de modificações na formação inicial de professores. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem a busca de novas abordagens curriculares e propostas de metodologias ativas. A metodologia da problematização possibilita a participação ativa do estudante na construção significativa do conhecimento. O princípio elementar da metodologia da problematização se baseia no desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e na proposição / estruturação de soluções viáveis. Constitui-se em um método de resolução de problemas que estimula o raciocínio, a exploração lógica dos dados e a generalização, priorizando o desenvolvimento de habilidades intelectuais dos discentes e docentes evolvidos nesse processo. O presente relato constitui parte de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de apresentar vivencias da metodologia de problematização em disciplinas do Ensino Superior. Participaram 90 estudantes do primeiro e sétimo períodos dos cursos de História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Formosa. A pesquisa tem sido desenvolvida com o suporte dos pressupostos teóricos metodológicos desenvolvidos pela professora Neusi Berbel. Foi organizada uma sequência de atividades inspiradas nos princípios da metodologia da problematização e na sua transposição para o cotidiano dos discentes dos períodos iniciais e finais dos cursos de Licenciatura em História, Letras e Pedagogia do Campus Formosa (UEG). Os discentes depararam-se com uma proposta de ensino-aprendizagem reflexivo e desafiador em contatos diretos com sua realidade concreta, privilegiando a investigação, estruturação/sistematização dos dados da pesquisa realizada no seu ambiente de formação, de forma a aprofundar a reflexão pedagógica; vivenciaram novas experiências e depararam-se com situações e circunstâncias desafiadoras para sua própria ação nos processos de ensino-aprendizagem. O comprometimento/envolvimento dos discentes otimizou tanto os processos de investigação, como de reflexão e discussão dos temas estudados. Enfim, verificou-se que a metodologia de problematização apresenta-se como uma alternativa consistente para a aprendizagem e a construção da identidade profissional docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3120
10.34117/bjdv5n9-060
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3120
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3120/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14528-14542
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14528-14542
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14528-14542
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423366111232