Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Heitor de Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia, Sheila Farias Alves, Lima, Gustavo Barbieri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771
Resumo: A busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto.  
id VERACRUZ-0_956959a56eed1b1ab74814ea5a040f0a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3771
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiencesExperiências de ConsumoConsumo simbólicoRituais de ConsumoA busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/377110.34117/bjdv5n10-151Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19193-19218Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19193-19218Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19193-192182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771/357110.34117/bjd.v5i10.3771.g3571Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Heitor de CastroGarcia, Sheila Farias AlvesLima, Gustavo Barbieri de2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3771Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:29.067321Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
title Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
spellingShingle Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
Muniz, Heitor de Castro
Experiências de Consumo
Consumo simbólico
Rituais de Consumo
title_short Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
title_full Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
title_fullStr Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
title_full_unstemmed Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
title_sort Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
author Muniz, Heitor de Castro
author_facet Muniz, Heitor de Castro
Garcia, Sheila Farias Alves
Lima, Gustavo Barbieri de
author_role author
author2 Garcia, Sheila Farias Alves
Lima, Gustavo Barbieri de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Heitor de Castro
Garcia, Sheila Farias Alves
Lima, Gustavo Barbieri de
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de Consumo
Consumo simbólico
Rituais de Consumo
topic Experiências de Consumo
Consumo simbólico
Rituais de Consumo
description A busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771
10.34117/bjdv5n10-151
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771/3571
10.34117/bjd.v5i10.3771.g3571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19193-19218
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19193-19218
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19193-19218
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645426246549504