Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771 |
Resumo: | A busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto. |
id |
VERACRUZ-0_956959a56eed1b1ab74814ea5a040f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3771 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiencesExperiências de ConsumoConsumo simbólicoRituais de ConsumoA busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/377110.34117/bjdv5n10-151Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19193-19218Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19193-19218Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19193-192182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771/357110.34117/bjd.v5i10.3771.g3571Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Heitor de CastroGarcia, Sheila Farias AlvesLima, Gustavo Barbieri de2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3771Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:29.067321Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
title |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
spellingShingle |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences Muniz, Heitor de Castro Experiências de Consumo Consumo simbólico Rituais de Consumo |
title_short |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
title_full |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
title_fullStr |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
title_full_unstemmed |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
title_sort |
Vamos brindar? Um estudo sobre as experiências de consumo de cervejas artesanais / Let's toast? A study on craft beer consumption experiences |
author |
Muniz, Heitor de Castro |
author_facet |
Muniz, Heitor de Castro Garcia, Sheila Farias Alves Lima, Gustavo Barbieri de |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Sheila Farias Alves Lima, Gustavo Barbieri de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Heitor de Castro Garcia, Sheila Farias Alves Lima, Gustavo Barbieri de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de Consumo Consumo simbólico Rituais de Consumo |
topic |
Experiências de Consumo Consumo simbólico Rituais de Consumo |
description |
A busca por novas sensações e sentimentos é um dos principais elementos motivadores do consumo de cervejas artesanais, sugerindo que, nesse nicho de mercado, o consumidor estaria inserido em um fenômeno social repleto de simbologias, com o propósito de comunicar seus valores pessoais por meio do consumo. Por decorrência, esse consumidor poderia se utilizar da posse ou consumo do produto, a cerveja artesanal, com o intuito de viver uma experiência única, repleta de significados simbólicos. Para atingir esse objetivo é provável que o comportamento ritualístico desempenhe um importante papel. Tal raciocínio, apesar de lógico sob o ponto vista teórico, necessita de evidências empíricas que o comprovem. Esse foi o propósito que orientou a realização desta pesquisa. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o fenômeno de consumo de cervejas artesanais, a fim de compreender como os significados simbólicos envolvidos nas experiências de consumo são evidenciados pelo consumidor e qual o papel dos rituais nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, com consumidores de cervejas artesanais. A análise do material, aportada pela visão experiencial, consumo simbólico e estudos de comportamento ritualísticos, revelou que há evidências empíricas de que o consumo de cervejas artesanais está fortemente relacionado ao consumo de elementos simbólicos e hedônicos e que os rituais (vestuário, copos, modo de servir a bebida, maneira de degustar a bebida) ocupam um importante papel nesse contexto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771 10.34117/bjdv5n10-151 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3771/3571 10.34117/bjd.v5i10.3771.g3571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19193-19218 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19193-19218 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19193-19218 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645426246549504 |