Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-001 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910 |
Resumo: | Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos. |
id |
VERACRUZ-0_960e3e275b4be47822210d236a844c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45910 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasiseducação ambientalensino de químicaensino remotominicongresso.Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4591010.34117/bjdv8n4-001Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 22742-22748Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 22742-22748Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 22742-227482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Viviane MarquesCabral, Mariana Leôncio BertinoFilho, Francisco Ferreira Dantas2022-06-22T19:36:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:15.318224Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
title |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
spellingShingle |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis Sousa, Viviane Marques educação ambiental ensino de química ensino remoto minicongresso. Sousa, Viviane Marques educação ambiental ensino de química ensino remoto minicongresso. |
title_short |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
title_full |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
title_fullStr |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
title_sort |
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis |
author |
Sousa, Viviane Marques |
author_facet |
Sousa, Viviane Marques Sousa, Viviane Marques Cabral, Mariana Leôncio Bertino Filho, Francisco Ferreira Dantas Cabral, Mariana Leôncio Bertino Filho, Francisco Ferreira Dantas |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Mariana Leôncio Bertino Filho, Francisco Ferreira Dantas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Viviane Marques Cabral, Mariana Leôncio Bertino Filho, Francisco Ferreira Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental ensino de química ensino remoto minicongresso. |
topic |
educação ambiental ensino de química ensino remoto minicongresso. |
description |
Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910 10.34117/bjdv8n4-001 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 22742-22748 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 22742-22748 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 22742-22748 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246627481485312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-001 |