Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Viviane Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cabral, Mariana Leôncio Bertino, Filho, Francisco Ferreira Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-001
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910
Resumo: Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos.
id VERACRUZ-0_960e3e275b4be47822210d236a844c81
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45910
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasiseducação ambientalensino de químicaensino remotominicongresso.Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4591010.34117/bjdv8n4-001Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 22742-22748Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 22742-22748Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 22742-227482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Viviane MarquesCabral, Mariana Leôncio BertinoFilho, Francisco Ferreira Dantas2022-06-22T19:36:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:15.318224Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
title Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
spellingShingle Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
Sousa, Viviane Marques
educação ambiental
ensino de química
ensino remoto
minicongresso.
Sousa, Viviane Marques
educação ambiental
ensino de química
ensino remoto
minicongresso.
title_short Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
title_full Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
title_fullStr Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
title_full_unstemmed Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
title_sort Educação ambiental em ênfase no ensino de química / Environmental education in chemistry teaching emphasis
author Sousa, Viviane Marques
author_facet Sousa, Viviane Marques
Sousa, Viviane Marques
Cabral, Mariana Leôncio Bertino
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Cabral, Mariana Leôncio Bertino
Filho, Francisco Ferreira Dantas
author_role author
author2 Cabral, Mariana Leôncio Bertino
Filho, Francisco Ferreira Dantas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Viviane Marques
Cabral, Mariana Leôncio Bertino
Filho, Francisco Ferreira Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
ensino de química
ensino remoto
minicongresso.
topic educação ambiental
ensino de química
ensino remoto
minicongresso.
description Partindo da análise comportamental do aluno, percebeu-se a necessidade em se trabalhar a temática da Educação Ambiental, focando no desenvolvimento de práticas conscientes e sustentáveis, baseados nos conteúdos de Química. Em consonância com a Proposta pedagógica da escola, de aprimoramento da leitura e escrita, considerando o cenário de aulas remotas, surgiu a ideia de desenvolver um Minicongresso voltado para o Ensino médio, conscientizando quanto à importância da Educação Ambiental, trabalho coletivo, cooperação e protagonismo dos alunos. O mesmo desenvolveu-se numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB, em dois bimestres, de forma remota. Inicialmente averigou-se o conhecimento existente sobre meio ambiente e educação ambiental, através de desenhos e produção textual, sequenciando com trabalho sensibilizador, através de vídeos e debate com convidados. Em seguida, apresentamos a proposta do congresso, explicando-o para que tivessem a dimensão real do que iriam desenvolver. O edital contava com normas e três categorias para a elaboração dos trabalhos: Ambiente natural, Ambiente social e Ambiente escolar. Os grupos elegeram seus temas, espontaneamente escolheram suas funções, quanto à leitura e escrita ocorriam nas aulas de redação. A apresentação oral dos grupos, aconteceu na plataforma google meet, foram convidados para prestigiar o evento professores, gestão, alunado e os pais. No momento de apresentação foi estabelecida uma interação entre todos, possibilitando uma relação de complementaridade e aprendizagem. As falhas de leitura e escrita foram melhoradas, de forma prazerosa. Pode-se afirmar que tivemos resultados satisfatórios. Onde o mais significativo foi o respeito de opiniões e laços estabelecidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910
10.34117/bjdv8n4-001
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45910/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 22742-22748
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 22742-22748
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 22742-22748
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822246627481485312
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-001