Os graduandos da saúde sabem ensinar a técnica de utilização dos dispositivos inalatórios? / Do health graduates know how to teach the technique of using inhalation devices?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegat, Kaline Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Rafaela Limongi, Senhorelo, Maria Clara Cezar Moreno Posse, Castro, Patrícia Ferreira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8889
Resumo: O tratamento das doenças respiratórias envolve a veiculação de medicamentos através de dispositivos inalatórios e o sucesso terapêutico ocorre quando o fármaco deposita-se de forma adequada nas vias respiratórias inferiores. É fundamental, assim, que os profissionais de saúde saibam ensinar a técnica correta de utilização dos inaladores para seus pacientes a fim de alcançar o controle dessas doenças. O presente estudo objetiva avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de graduação de enfermagem, farmácia e medicina da UniEVANGÉLICA (Anápolis-GO) a respeito das técnicas de utilização do dispositivo inalatório pressurizado (MDI) e do inalador de pó seco unidose (DPI). Os discentes foram avaliados por meio da demonstração prática da técnica, com os dispositivos em mãos. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 20,00 utilizando o teste de Kruskal-Wallis de comparação de medianas intra e intergrupos e o pós-teste de Mann Whitney, adotando um ? de 0,05 para resultados considerados significativos. Os estudantes de medicina obtiveram maiores medianas em todas as avaliações quando comparados aos resultados da farmácia e enfermagem, o que pode ser justificado por um ensino voltado especificamente aos dispositivos inalatórios que o curso de medicina oferece. Os principais erros cometidos foram: a não realização da expiração forçada, da pausa inspiratória, da higienização bucal, da verificação da cápsula vazia no DPI e da agitação do MDI. Conclui-se que os graduandos apresentaram resultados insatisfatórios independente do curso matriculado e que a medicina alcançou maiores percentuais de acertos. 
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