A tecnologia de informação e comunicação em saúde: Vivências e práticas educativas no Programa HIPERDIA / The technology and communication in health: Education experiences and practices in the HIPERDIA Program
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26860 |
Resumo: | Introdução: As tecnologias estão à disposição nos diversos tipos de serviços, no entanto na área da saúde, assumem um papel importante no cotidiano profissional, pois as máquinas e equipamentos são dispositivos voltados à mediação dos processos de cuidar. Nesse sentido, ressalta-se a aplicabilidade dessas tecnologias aplicadas por profissionais junto aos pacientes em todos os níveis de atenção em saúde. Assim, destaca-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) em saúde, são instrumentos importantes para desenvolver práticas educativas, disponibilizar informações, garantir confiabilidade, facilitar o fluxo de dados e informações, estabelecer rotinas e protocolos, além de proporcionar avaliações e qualificações no processo de assistir. Atualmente, o uso das TIC´s têm se intensificado em todos os espaços da atuação humana, auxiliando na tomada de decisão de gestores e dos profissionais de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem na aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde no Programa HIPERDIA. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, qualitativo, realizado em uma unidade básica de saúde, no município de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro. A experiência foi vivenciada pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, junto aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA. Foram utilizados, durante os atendimentos individuais e coletivos, várias tecnologias assistenciais como ferramentas educacionais: folders, vídeos, painéis e cartilhas de autocuidado com participação do usuário, equipe multiprofissional, acadêmicos de enfermagem e bolsistas de extensão. Resultado: A TIC´s é uma prática facilitadora para o diálogo pautado na horizontalidade entre o usuário e a equipe multiprofissional de saúde. No decorrer das atividades realizadas pelos acadêmicos de enfermagem, estabeleceram-se vínculos, responsabilização, autonomização, equidade e acolhimento, onde a consulta de enfermagem passou a ser mais inclusiva e agregadora. Dessa forma, percebe-se a mudança no estilo dos usuários e maior adesão ao plano assistencial, o que impacta na qualidade de vida dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Conclusão: As TIC´s utilizadas na consulta de enfermagem, na atenção primária, proporcionam a participação ativa dos usuários no processo saúde-doença e contribui na formação profissional. O ensino e o uso de tecnologia assistencial, no processo de cuidar, busca oferecer um cuidado equânime na atenção primária, facilitando o diálogo pautado na comunicação efetiva refletindo na qualidade de vida dos usuários. |
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A tecnologia de informação e comunicação em saúde: Vivências e práticas educativas no Programa HIPERDIA / The technology and communication in health: Education experiences and practices in the HIPERDIA ProgramTecnologias de Informação e Comunicação. Atenção Primária à Saúde. Cuidado de Enfermagem. Educação em saúde.Introdução: As tecnologias estão à disposição nos diversos tipos de serviços, no entanto na área da saúde, assumem um papel importante no cotidiano profissional, pois as máquinas e equipamentos são dispositivos voltados à mediação dos processos de cuidar. Nesse sentido, ressalta-se a aplicabilidade dessas tecnologias aplicadas por profissionais junto aos pacientes em todos os níveis de atenção em saúde. Assim, destaca-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) em saúde, são instrumentos importantes para desenvolver práticas educativas, disponibilizar informações, garantir confiabilidade, facilitar o fluxo de dados e informações, estabelecer rotinas e protocolos, além de proporcionar avaliações e qualificações no processo de assistir. Atualmente, o uso das TIC´s têm se intensificado em todos os espaços da atuação humana, auxiliando na tomada de decisão de gestores e dos profissionais de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem na aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde no Programa HIPERDIA. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, qualitativo, realizado em uma unidade básica de saúde, no município de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro. A experiência foi vivenciada pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, junto aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA. Foram utilizados, durante os atendimentos individuais e coletivos, várias tecnologias assistenciais como ferramentas educacionais: folders, vídeos, painéis e cartilhas de autocuidado com participação do usuário, equipe multiprofissional, acadêmicos de enfermagem e bolsistas de extensão. Resultado: A TIC´s é uma prática facilitadora para o diálogo pautado na horizontalidade entre o usuário e a equipe multiprofissional de saúde. No decorrer das atividades realizadas pelos acadêmicos de enfermagem, estabeleceram-se vínculos, responsabilização, autonomização, equidade e acolhimento, onde a consulta de enfermagem passou a ser mais inclusiva e agregadora. Dessa forma, percebe-se a mudança no estilo dos usuários e maior adesão ao plano assistencial, o que impacta na qualidade de vida dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Conclusão: As TIC´s utilizadas na consulta de enfermagem, na atenção primária, proporcionam a participação ativa dos usuários no processo saúde-doença e contribui na formação profissional. O ensino e o uso de tecnologia assistencial, no processo de cuidar, busca oferecer um cuidado equânime na atenção primária, facilitando o diálogo pautado na comunicação efetiva refletindo na qualidade de vida dos usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2686010.34117/bjdv7n3-591Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 29468-29483Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 29468-29483Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 29468-294832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26860/21253Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Suely Lopesde Oliveira, Aline Silva da Fonte Santa RosaParente, Juliana da SilvaCunha, Maria Amália de Lima Curyde Moura, Maria Lucia CostaLima, Ana Luisa de OliveiraPorto, Isaura Setentade Lima, Vinicius Fonseca2022-03-29T12:15:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:30.948981Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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