A imagem do corpo na dança como dispositivo de afeto/The image of the body in the dance as an affect device
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13056 |
Resumo: | O artigo parte da necessidade de apresentar as imagens enquanto condição do corpo, como um modo de se relacionar com o mundo, numa via contrária ao entendimento de que o corpo não opera por imagens. Na dança é possível perceber que corpo e imagem não se descolam, tanto no que tange aos processos mentais para a formulação de movimentos, quanto na configuração que a materializa como um existente (BITTENCOURT, 2012). Na dança, as imagens que emergem constroem significados e afetam o contexto onde acontece, as imagens dão visibilidades como modos organizativos, do corpo, e se encontram atreladas às suas relações e seus vínculos como corpo-sujeito pensante no “mundo”. É o corpo em movimento expondo suas proposições como imagens, que são percepção e ação, e não duas ocorrências no processo: imagens mentais e movimento de dança. É possível pensar as imagens que se configuram como dança como potências que afetam? |
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